por Patrícia Maia
No total, seis animais (cinco cães e uma gata) participam na iniciativa, sendo que dois dos cães e a gata foram resgatados do abandono pela associação Animais de Rua (AdR).
Agora, uma vez por semana, estes amigos de quatro patas têm uma nova missão na sua vida: ajudar e interagir com um grupo de utentes do Centro Integrado de Apoio à Deficiência (CIAD) da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
A AdR contou com a ajuda da Pala, uma gatinha que não tem um olho, e da Pantufa, uma cadela sénior, para estas sessões
Uma vez por semana, as três entidades têm promovido estes encontros com atividades lúdicas e informais. "Os benefícios são diversos e vão desde o aumento de auto-estima, passando pela exploração de emoções, benefícios cognitivos, sensoriais, motivacionais e de motricidade, entre outros", explica ao Boas Notícias Mariana Cúria, Técnica de Intervenções Assistidas por Animais da Terapets.
"Houve lágrimas de emoção partilhadas pelos jovens e verificámos o aumento da confiança e da motivação para participar, para estar com os cães, mesmo entre os jovens que inicialmente recusavam participar", conta Mariana. A técnica salienta ainda os "vários momentos cómicos de sorrisos e gargalhadas que valorizamos muito e que tivemos a oportunidade de proporcionar a estes jovens".
9.581 animais abandonados em 2015
A iniciativa foi oficializada em Outubro do ano passado, inserida nas comemorações do Dia do Animal, com o objetivo de apelar ao não abandono, demonstrando o quanto estes animais têm para nos oferecer.