A população de rinocerontes indianos, uma espécie ameaçada natural do Nepal, aumentou cerca de 20% nos últimos três anos, informa a agência espanhola EFE citando fontes oficiais.
De acordo com um responsável do departamento de Parques Nacionais e Conservação, Maheshwar Dhakal, enquanto no ano de 2008 havia 435 rinocerontes, agora em 2011, a população atual ronda os 534 espécimes.
Segundo este responsável o aumento da população desta espécie no Nepal, caracterizada por ter um só corno, deve-se à lei mais exigente que limita a caça ao rinoceronte, bem como à melhoria nos habitats desta espécie.
O rinoceronte indiano vive numa estreita faixa de terra no Nepal e na Índia. São perseguidos pelos caçadores furtivos devido aos seus chifres, que são usados como adornos e para pomadas prescritas pela medicina tradicional chinesa.
Estes rinocerontes vivem em três florestas naturais protegidas no sudeste Nepal, onde o Governo acaba de completar um censo de três semanas de duração e que revelou este aumento de 99 animais desta espécie ameaçada.