A polícia portuguesa encontrou a bicicleta de Eric Feng, o chinês que, o ano passado, pedalou até Lisboa pelas energias limpas e a quem roubaram a 'companheira de viagem' em Sines. Agora, o veículo vai ser enviado de volta para a China.
Em Outubro do ano passado, um grupo português no Facebook pedia: “Devolvam a bicicleta ao Chinês”. O Chinês é, se bem se lembra, Eric Feng, um aventureiro que pedalou até Portugal para homenagear dois navegadores históricos e a quem, em Sines, roubaram a 'companheira de viagem' de duas rodas. Agora, a polícia portuguesa encontrou a sua bicicleta e vai enviá-la de volta para a China.
Para entender esta história é preciso voltar atrás e recordar a campanha desenvolvida pela Pepper, empresa portuguesa de ativação de marca, para compensar o ciclista pelo seu desaire em terras portuguesas e provar que há muito de bom em Portugal e que é essa a memória que deve ficar na mente dos turistas.
Depois de criada a página “Devolvam a bicicleta ao Chinês”, a Pepper conseguiu comprar uma nova bicicleta para enviar a Feng – uma Órbita, com assinatura portuguesa – e convenceu dezenas de portugueses a contribuírem para a iniciativa com produtos lusitanos de excelência, desde chocolates a conservas, passando por imagens de marca como o Galo de Barcelos.
Em Janeiro, como o Boas Notícias adiantou, os 'presentes' de Feng chegaram à China, mais precisamente a Kunming, a sua cidade natal. Porém, agora, o Chinês recebeu uma boa notícia, que fez questão de partilhar com todos.
“Um agente da polícia português disse-me que encontraram a minha velha amiga que desapareceu em Sines. Estão a tentar enviá-la de volta para casa. 'Oh Yes!' Obrigada Portugal!”, anunciou Feng, esta quinta-feira, na sua página do Facebook.
Eric Feng divulgou fotos da antiga bicicleta encontrada pela polícia
A novidade foi acolhida com muitos 'likes' pelos utilizadores do Facebook e, claro, com grande satisfação dos responsáveis da Pepper, que não demoraram a reagir à descoberta da antiga bicicleta de Feng.
“Missão cumprida!”, pode ler-se na página oficial da empresa naquela rede social. “Devolvam a bicicleta ao Chinês, pedimos nós, e agora ela vai ser reencaminhada para a China!”, congratulam-se os mentores da iniciativa, que deixam um conselho: “para que não volte a desaparecer, é melhor deixá-la guardada e usar a nossa Órbita”.
De relembrar que Eric Feng veio até Portugal, onde chegou em Outubro de 2012, após seis meses de pedaladas, para promover as energias limpas e homenagear dois navegadores históricos: o seu conterrâneo Zheng He e o português Infante D. Henrique.
O projeto, que demorou três anos a ser planeado, permitiu a Feng atravessar 10 países: China, Rússia, Estónia, Lituânica, Letónia, Polónia, Alemanha, França, Espanha e Portugal, onde terminou a jornada, depois de dormir em pousadas e casas de membros de uma rede mundial que alberga cicloviajantes.