Toda a gente sabe que, se reunirmos um grupo de amigos ou colegas para apostar no Euromilhões, a probabilidade de acertarmos na chave e de ganharmos prémios aumenta drasticamente. Mas até agora nem sempre era possível reunir pessoas para isso.
A nova plataforma “Low Cost Bet” vem, precisamente, facilitar a aposta 'em bolos' maiores, reunindo o dinheiro de vários utilizadores numa só aposta. Quando uma determinada chave da “Low Cost Bet” for vencedora, o prémio será dividido entre os utilizadores que apostaram nessa chave.
Ricardo Rodrigues explicou ao Boas Notícias que “uma das mais-valias de utilizar a 'Low Cost Bet' é que o utilizador pode apostar em 20 chaves por apenas dois euros, o que numa loja de jogo, apostando sozinho, teria o custo de 40 euros”. Claro que, em caso de vitória, o prémio será dividido por todos os apostadores, mas o “importante é que a probabilidade de ganhar aumenta”.
O estudante acrescenta que, nesta fase inicial, “o pagamento das apostas e a transferência do valor dos prémios será feito através do PayPal”. Quando à garantia de pagamento dos prémios, Ricardo Rodrigues avisa que todos os utilizadores vão receber um email com a confirmação da sua aposta, pelo que poderão usar o sistema com “confiança”.
Ideia impressionou o MIT
Graças a esta original ideia de negócio, o finalista de Engenharia Biomédica da Universidade do Minho foi selecionado para um curso intensivo de cinco dias, organizado pelo prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA. O objetivo é pedir aos participantes que apresentem propostas de 'start-ups' revolucionárias a investidores.
A primeira edição do MITx Global Entrepreneurship Bootcamp decorre entre 18 a 22 de Agosto. Do programa fazem parte formações, 'workshops' e palestras com empresários de topo.
Para poder participar no MITx, Ricardo Rodrigues, 24 anos, tem que arranjar dinheiro para para a inscrição, que custa 6.000 dólares, viagem e alojamento. Por isso, juntou-se a 26 dos 50 finalistas que estão na mesma situação. Juntos, os jovens criaram uma plataforma online de crowdfunding através da qual conseguiram angariar o dinheiro necessário para participarem no encontro.
“Mesmo sem ainda estar nos EUA, tem sido uma experiência única trabalhar com pessoas fenomenais e com esta mentalidade de empreendedorismo. Temos uma vontade enorme de, juntos, mudar o mundo”, explica Ricardo Rodrigues.
Projeto atrai atenção lá fora
O aluno da Universidade do Minho foi ainda convidado para apresentar a ideia de negócio “Low Cost Bet” no The Summit Dublin, que decorre em Novembro, na Irlanda. Esta é considerada uma das maiores feiras europeias para projetos de jovens empreendedores.
Com a mesma ideia de negócio, Ricardo Rodrigues está também entre os 50 finalistas do concurso The Summit Kilimanjaro, podendo vir a ser um dos três vencedores que farão, em setembro, uma viagem ao cume mais alto de África acompanhados por líderes de empresas tecnológicas, investidores e formadores de opinião.
O projeto “Low Cost Bet” já tinha sido apresentado no GO Youth Conference, um evento internacional dedicado ao empreendedorismo jovem que se realizou este ano, no mês de Março, em Lisboa.