No conjunto, a APCOR já conseguiu reunir mais de 50 testemunhos de personalidades de referência mundial de várias áreas. A relação destes profissionais com uma matéria-prima com características tão singulares, levam a cortiça e as sua aplicações a valores e patamares, que vêm reforçar ainda mais o futuro deste setor.
“Se me perguntar o que é uma garrafa Château Margaux eu respondo-lhe que é uma garrafa de vidro contendo o nosso vinho e vedada com uma rolha de cortiça. Para mim, a rolha de cortiça faz parte do produto Château Margaux” afirma Philippe Bascaules, diretor administrativo da emblemática e lendária propriedade de Château Margaux.
“A cortiça dá (ao vinho), mantém-no com vida e permite-lhe passar a vida dentro de uma garrafa de uma forma muito naturalmente inteligente” afirma Josep Roca. As histórias de tradição e perfeita harmonia entre o vinho e a cortiça não deixam de ser mencionadas por Josep Roca, o sommelier de um dos melhores restaurantes do mundo, o El Celler de Can Roca, em Espanha.
Já o designer japonês Keiji Takeuchi, que colabora para várias marcas internacionais, decidiu aplicar a cortiça numa peça desenvolvida de raiz, a “Tipsy”. Este é um suporte para uma garrafa de vinho vedada com cortiça, “onde a garrafa e o vinho passam um pelo outro” e que permite a “comemoração entre dois materiais ou elementos”.
De relembrar que o setor da cortiça está a viver um período de grande expansão e de reconhecimento internacional. Esta preferência materializa-se em aumentos médios anuais das exportações na ordem dos 4,5%, durante os últimos 9 anos.
A cortiça, um produto 100% natural, reciclável e reutilizável, pode ser uma excelente aliada e uma simbiose perfeita em várias áreas, permitindo assim desenvolver histórias com tradição.