Quem adquirir este passaporte deve preencher os 11 carimbos do passe com um dos pratos confeccionados, especialmente para esta iniciativa, em quatro dos 16 restaurantes diferentes da Beira Baixa que aderiram ao programa.
Assim que o passaporte estiver completo, os portadores do passe ganham um cabaz com produtos gastronómicos locais oferecidos pela ADERES, sediada na aldeia de Corte de Meio, na Covilhã.
Desta forma, a associação “pretende divulgar a cozinha da região enaltecendo os pratos típicos da zona” contribuindo, ainda, para o negócio da restauração, disse Arménio Coelho, técnico de animação da ADERES, ao Boas Notícias.
O passaporte poderá ser adquirido na sede da ADERES, de forma gratuita e nos restaurantes que aderiram a esta iniciativa, que vão estar sinalizados em cada uma das aldeias do território da associação.
As ementas incluem maranhos, cabrito assado ou recheado, couvadas, truta e pratos de caça, todos relacionados “com a história e a memória dos locais”.
Além do passaporte, a ADERES vai disponibilizar um receituário, uma espécie de caderno para ter à mão, na cozinha, para confecionar os pratos típicos.