O asteróide que passa perto da Terra na próxima sexta-feira poderá ser observado em Portugal.
O asteróide que se prevê passar perto da Terra na próxima sexta-feira vai ser visível a partir de Portugal. O fenómeno poderá ser observado com recurso a simples binóculos de visualização de aves ou por via de um telescópio amador.
O Centro Ciência Viva (CCV) de Constância informa que o corpo rochoso e metálico não está em risco de colidir com o planeta. O fenómeno não será visível a olho nú, mas com a ajuda de binóculos ou de um telescópio, os portugueses poderão identificar no céu o pequeno ponto de luz, entre as 19h40 de 15 de Fevereiro e as 02h00 do dia seguinte (hora de Lisboa).
Nuno Milagaia, coordenador pedagógico do CCV de Constância, explica à agência Lusa que o asteróide vai estar mais brilhante e perto da Terra pelas 19h40, ficando visível até de madrugada com uns binóculos de “boa abertura”.
O asteróide será distinguido facilmente das estrelas por se tratar de um ponto de luz em movimento. O corpo rochoso inicia a sua viagem na Constelação de Virgem (sul do firmamento) e deixa de ser observável quando estiver próximo da Estrela Polar (norte).
Segundo os dados da agência espacial NASA, o asteróide tem 45 metros de diâmetro e pesa cerca de 135 toneladas, passando pela terra a uma distância de cerca de 28 mil quilómetros, equivalente a um décimo da distância entre a Terra e a Lua.
A agência norte-americana informa que este é o maior corpo rochoso e metálico alguma vez detetado a passar tão perto da Terra, sem que existam riscos de colisão. Batizado de 2012 DA 14, o asteróide foi descoberto há um ano atrás.
Clique AQUI para aceder à página da NASA dedicada ao asteróide.