A autarquia de Castro Daire desenvolveu uma nova aplicação informática que promete revolucionar a forma como as pessoas com paralisia cerebral comunicam. A aplicação BIA nasceu com o objetivo de melhorar a vida de Beatriz, uma criança do concelho que não consegue comunicar de forma verbal.
Foi para facilitar a comunicação desta criança “muito especial” que a Câmara Municipal de Castro Daire apostou no desenvolvimento interno de um “Sistema de Comunicação Aumentativo e Alternativo Multiplataforma”, para correr sobre as principais plataformas tecnológicas e móveis (Windows, Mac, Linux, Android, iPad, iPhone).
A autarquia acredita mesmo ter criado a primeira aplicação do género desenvolvida em Portugal, “com funcionalidades únicas no mundo e totalmente gratuita”, que poderão melhorar drasticamente a vida das pessoas com paralisia cerebral (tetraplegia espástica com componentes atetósicos e disartria).
Na prática, esta aplicação – criada com a ajuda terapeuta da fala Vanessa Malaquias – traduz por palavras a imagem que o utilizador quer transmitir. Com base em mais de 1.000 símbolos coloridos, organizados por categorias, basta ao utilizador selecionar na aplicação um determinado símbolo para que o dispositivo móvel reproduza sonoramente a palavra associada.
Os responsáveis pelo projecto destacam ainda outros fatores de inovação no BIA, incluindo a geo-localização, que permite enviar as coordenadas GPS do utilizador (criança ou adulto) para um contacto definido na aplicação (Android, iPhone e iPad); e a possibilidade de envio de email, facilitando a comunicação à distância após a construção de frases com símbolos, por parte do utilizador.
Em comunicado, os responsáveis do projeto BIA salientam que esta aplicação móvel poderá ser aplicada a outros tipos de situações, como a estimulação da fala em crianças com autismo, idosos com problemas de comunicação, podendo também ser um auxílio na área da terapia da fala.
Este sistema está disponível em cinco idiomas – português, chinês, inglês, alemão, francês e espanhol. Além disso é totalmente gratuito e ficará disponível na página do projeto, App Store e Google Play, permitindo, desse modo, o download e instalação em qualquer parte do mundo.
Em Dezembro de 2012, a autarquia entregou o primeiro tablet com a aplicação BIA à menina Beatriz. O lançamento oficial ao público está previsto para o início de Maio deste ano.
Clique AQUI para aceder ao site oficial da BIA e AQUI para visitar o Facebook do projeto.