O projeto é financiado pelo programa Mais Centro e os apoios da Câmara Municipal de Peniche, empresas Calé e pela empresa ALGAplus, que produz em viveiros as algas usadas no novo pão.
“O Pão D’Algas, por não ter sal, será certamente um aliado em regimes restritivos deste condimento/mineral”, explica Susana Mendes, coordenadora do projeto, num comunicado enviado ao Boas Notícias.
A investigadora acrescenta que a ideia “surgiu da vontade de descobrir novas utilizações para as algas marinhas, e de potenciar com sucesso a capacidade das algas para o setor alimentar”, continua a responsável.
O lançamento do novo produto decorreu sexta-feira passada no restaurante Nau dos Corvos (junto ao Cabo Carvoeiro)
Na realidade, são muitos os benefícios do pão de algas: é fonte de fibra e de minerais como o cálcio, ferro, sódio e potássio, além de conter moléculas antioxidantes. Tudo isto faz com que as algas sejam produtos importantes, que apesar de não estarmos habituados a ingerir, se apresentam como sendo benéficos para a nossa saúde.
O projeto conseguiu, através do programa Mais Centro, os fundos comunitários que possibilitaram a concretização do pão com algas. No total, cerca de 20 mil euros foram disponibilizados à equipa de investigação para criar a melhor receita de forma a poderem comercializá-lo.
Foi através da associação entre os investigadores, a Algaplus e o grupo Calé (que trabalha na área da panificação) que permitiu a entrada do pão com algas no mercado.
Mesmo antes de chegar ao mercado, o Pão d'algas já era vencedor ao ter conquistado o primeiro lugar dentro da categoria dos cereais no âmbito do Concurso de Produtos Alimentares Inovadores, promovido pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, com o objetivo estratégico de promover a inovação no setor agroalimentar,
Neste momento o pão com algas apenas se encontra à venda nas padarias e pastelarias do grupo Calé em Peniche (Pérola de Peniche e Momentos) e nas Caldas da Rainha (Ponto de Encontro e Comtradição), mas o objetivo é fazer chegar este produto a todo o país, expandindo o negócio.
Notícia sugerida por Maria da Luz