A ponte pedonal tem 11 metros de comprimento e 2 metros de largura possuindo uma laje de apenas 38 milímetros de espessura. Esta ponte, feita de betão-autocompactável reforçado com fibras, é considerada leve para uma estrutura deste tipo: pesa apenas três toneladas. Por ser mais leve, torna-se numa estrutura mais fácil de transportar e instalar.
A ponte está situada sobre o rio Cáster no Parque da Senhora da Graça e o nome veio da prova de atletismo com o mesmo nome.
Elimina vibrações e resiste à corrosão
A ponte “combina materiais, perfeitamente compatíveis, sem incluir qualquer armadura convencional e com a particularidade de ter perfis pultrudidos em polímero reforçado com fibras de vidro”, explica Joaquim Barros, coordenador do projeto e professor catedrático do departamento de Engenharia Civil da UMinho.
A ponte de São Silvestre possui um caráter auto-compactável, o que elimina situações de vibração. As fibras e as propriedades de resistência neste betão contribuem para o peso e espessura reduzidos e aumentam a resistência à corrosão.
Os autores do projeto acreditam, por isso, que não haverá lugar para trabalhos de manutenção, como ocorre noutras estruturas semelhantes. A não ser, como nota Joaquim Barros, “pormenores pontuais, como uma pintura”.
“Os tipos de materiais adoptados na estrutura podem ser aplicados noutros sistemas construtivos, com vantagens técnicas e económicas, principalmente em zonas de elevada agressividade ambiental, como a costa marítima”, conclui.
A investigação esteve a cargo da ALTO, especializada no fabrico de materiais compósitos, enquanto que a construção do tabuleiro foi uma responsabilidade da CiviTest. Os ensaios estruturais foram feitos na Tecnipor. Contou com o apoio do QREN e da Agência de Inovação (AdI).