A Palestina já é um Estado observador não-membro das Nações Unidas. A resolução levada a votação na assembleia da ONU, esta quinta-feira à noite, elevou o estatuto deste Estado atribuindo-lhe o mesmo grau que o Vaticano.
A Palestina já é um Estado observador não-membro das Nações Unidas. A resolução levada a votação na assembleia da ONU, esta quinta-feira à noite, elevou o estatuto deste país atribuindo-lhe o mesmo grau que o Vaticano.
Esta resolução foi aprovada com 138 votos a favor – entre os quais o voto de Portugal – nove votos contra e 41 abstenções.
Os palestinianos passam assim a ter um lugar na assembleia das Nações Unidas como observadores. Na prática, pouco muda para a representação palestina, uma vez que continuam poder de voto, mas a aprovação abre espaço para que a Palestina tente noutros organismos internacionais.
Após a votação, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, fez um discurso onde afirmou que esta votação é um avanço na busca de um Estado independente.
De recordar que, (
como o Boas Notícias noticiou), no ano passado a Palestina já tinha sido aceite como membro da UNESCO, organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Comentários
comentários