Sabia que todos nós somos criativos? Que a nossa condição humana é inevitavelmente a de sermos movidos pela criatividade? Cada um de nós tem esse dom, essa capacidade, esse segredo. Não acredita? Proponho-lhe um pequeno exercício muito simples e que
por António Norton, psicólogo
A vida é o que de melhor temos e ao mesmo tempo consegue ser também o pior. Todas as coisas vivas são imperfeitas, ainda assim persistimos em busca de uma vida perfeita, com uma juventude eterna, sem fim. Procuramos pelos lados cor-de-rosa, querendo colocar de lado o que dói, o que é feio, o que é efémero. Mas tudo é efémero, todos os seres vivos, mais cedo ou mais tarde, conhecem um fim. Tudo o que nasce acaba por morrer, é uma questão de mais ou menos tempo.
Sabia que todos nós somos criativos? Que a nossa condição humana é inevitavelmente a de sermos movidos pela criatividade? Cada um de nós tem esse dom, essa capacidade, esse segredo. Não acredita? Proponho-lhe um pequeno exercício muito simples e que dura apenas 20 minutos: Está preparado?
Gostaria que pegasse numa folha de papel em branco e numa caneta e escrevesse uma área da sua vida que gostaria de mudar. Poderá ser o trabalho, as relações familiares, as amizades, os hobbies, a relação amorosa, ou qualquer outra coisa. Cada pessoa tem a liberdade de escolher a área que quiser.
Agora vai escrever aquilo que quer mudar. Poderá ser: investir na minha amizade com alguém, ou investir na minha relação amorosa ou o que quiser. De seguida peço-lhe para pensar em soluções criativas para mudar o que escolheu.
Atenção! O mais importante é não ter nenhum estímulo distrator em seu redor. Por exemplo, eu agora estou a escrever este texto e apenas e só dedico-me a tal. Mas se começar a abrir janelas de conversação no facebook, a ouvir música, a ter a televisão ligada, a espreitar as noticias na internet, a ler posts interessantes no Facebook, a ver mensagens no telemóvel… Estou certo que a minha capacidade de estar verdadeiramente envolvido nesta tarefa criativa de escrever este texto será muito menor.
Portanto vamos combinar e vamos respeitar a ideia de não ter qualquer estímulo distrator enquanto reserva 20 minutos do seu dia para esta tarefa. Tome o seu tempo e surpreenda-se!
Já terminou? Repare na quantidade de ideias que surgiram! E cada uma tem inúmeras ramificações que poderão conduzir a outras ideias! Está espantado com a sua criatividade? Já acredita que poderá ser criativo?
Verá que se se disponibilizar para abrir a janela da criatividade será brindado com várias ideias que poderão ser o início de algo. E será que a criatividade artística funciona de outra forma? Acredito que não.
A grande diferença são os veículos de comunicação ou os instrumentos de expressão artística. De resto qualquer artista tem a porta da criatividade aberta e está receptivo às suas ideias. Acarinha-as, alimenta-as e dá-lhes voz.
É comum os artistas terem sempre consigo gravadores, blocos de notas ou outros instrumentos que permitam registar num ápice as suas ideias criativas. Depois o importante é ter tempo e dedicação para desenvolver as ideias e expressar artisticamente o seu conteúdo.
Neste dia vamos celebrar a criatividade!
E já agora experimente o desafio que lhe deixei e surpreenda-se!
Um abraço criativo
António Norton
________________________________
Comentários
comentários