O PIB português deverá ter crescido 1 por cento até março, face ao trimestre anterior, e 1,7 por cento face ao trimestre homólogo, de acordo com as estimativas divulgadas pela OCDE, noticia a agência Lusa. Portugal apresenta a terceira taxa de cre
Segundo os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a economia portuguesa recuperou no primeiro trimestre de uma quebra de 0,3 por cento observada no trimestre anterior.
Entre os países para os quais a OCDE tem dados disponíveis, Portugal apresenta a terceira taxa de crescimento trimestral mais elevada, depois da Coreia e do Japão.
No conjunto dos países da OCDE, o PIB aumentou 0,7 por cento no primeiro trimestre do ano, a quarta subida trimestral consecutiva, e 2,5 por cento face a igual período de 2009.
Na Zona Euro, por sua vez, de acordo com a primeira estimativa da organização, o PIB recuperou 0,2 por cento até março, face ao trimestre anterior, e 0,5 por cento, face ao homólogo.
Na Grécia, país da Zona Euro que mais tem sofrido com a necessidade de corrigir as contas públicas, o PIB contraiu-se, pelo segundo trimestre consecutivo, 0,8 por cento. Face ao trimestre homólogo, a economia grega contraiu-se 2,3 por cento.
Nos EUA, o produto interno bruto abrandou a recuperação face ao trimestre anterior, passando de uma subida de 1,4 por cento para 0,8 por cento. Face ao primeiro trimestre de 2009, a economia norte-americana recuperou 2,5 por cento.