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O que têm em comum a tradição dos teares de Minde e a arte criativa de marcenaria e restauro?

A partir de hoje já se pode adquirir este novo produto com selo Benefício, com apenas 100 exemplares à venda. Com vídeo!
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O que têm em comum a tradição dos teares de Minde – da Subtil Loom, e a arte criativa de marcenaria e restauro – da Oficina Pode Ser? O Benefício enquanto agregador e curador fundiu os dois saberes e o resultado foi um produto cheio de valores e história. “Este é mais um exemplo de como a abordagem em torno da visão de Beautiful Business pode ligar e transformar negócios e produtos locais, sempre focado no impacto económico, social e ambiental positivo sem perder de vista a sustentabilidade e um retorno financeiro justo para todos os intervenientes”, afirma Ricardo Nunes, cofundador da marca.

Pelos teares de Portugal, Ângela Subtil, criadora da Subtil Loom, inspirou-se nas mantas da avó para manter viva a tradição da tecelagem em pura lã de ovelha, que confere a este benefício um material resistente com um padrão original desenhado para esta edição, ao que acresce a criatividade da Oficina Pode Ser com o pormenor de um botão em madeira de Cameleira Japonica e acabamento em cera de abelha. Paralelamente, o sleeve tem uma parte em pele de ovelha curtida com extrato vegetal de mimosa, de forma a manter a sustentabilidade, ecológica e artesanal que caracterizam as edições Benefício. Tal como todas as edições, a escala deste Benefício é limitada a 100 unidades, sendo estas personalizáveis com nome e número de série à escolha, trabalhada pelo laboratório Vituvius FabLab do ISCTE.

Em cocriação surgem, por isso, dois novos produtos a editar pelo Benefício: um sleeve para computador e uma bolsa multiusos, que aparece enquanto aproveitamento das tecelagens. Este bundle pode ser adquirido no site do Benefício (www.obeneficio.com) pelo valor de 155€. Os dois artigos podem também ser comprados em separado, pelo valor de 95€ para o sleeve e 75€ pela bolsa. O sleeve suporta até três diferentes configurações de portáteis, com dimensões de 30,4×21,2 cm, 34,9×24,1 cm e 32,5×22,7 cm, respetivamente Mac Book Pro 13 polegadas, Mac Book Pro 15 polegadas e Mac Book Air 13 polegadas; numa combinação de preto e pardo. A bolsa tem uma dimensão única de 20x26cm para iPad’s – Pro 10,5 inch, iPad 9,4 inch ou periféricos, no entanto pode ser utilizada para qualquer objeto, enquanto bolsa multiusos.

De uma marca com história vêm produtos com história

Fundado em novembro de 2016, O Benefício é uma construção permanente de ideologias que certificam os seus produtos. De uma visão Capitalista-Humanista, onde se procura criar produtos com valor, sem esmagar quem produz, com base numa economia de colmeia -, para o ‘Beautiful Business’, onde se valoriza a socialização dos intervenientes e técnicas, alicerçados à qualidade e valores ecológicos, torna-se fácil atingir a disrupção das suas criações.

A edição inaugural do Benefício foi uma garrafa de azeite de um lagar tradicional do centro de Portugal. Seguiu-se a Mochila Beltimore feita de cintos de segurança reciclados, com acabamentos em restos de pele (ainda disponível na loja online). O Licor de Ginja foi a terceira edição – néctar de Óbidos que esgotou em menos de sete dias.

Depois do Benefício se ter validado enquanto laboratório de inovação, junho vai ser mais um mês de desafios para estes fazedores que vão editar a 2ª série de Licor de Ginja, com um blend Exclusivo Benefício, vão editar também a 2ª série de Azeite com novidades ao nível do packaging e com certificação DOP. A Mochila Benefício, Edição Beltimore continua disponível. Por fim, pode-se também fazer a pré-reserva de “Ninguém sabe o que é, mas vai ser incrível”, a 5ª Edição Benefício.

“Nos últimos meses temos refletido e estamos a afinar processos, parcerias e canais de venda. O percurso do Benefício reforça não só a sua multidisciplinaridade, como o processo de alquimia do Benefício: a ligação aos pequenos produtores e no fundo a aplicação real do Beautiful Business.”, reforça Paulo. “Esta é a escala do Benefício, múltiplos produtos de qualidade em edições limitadas e personalizadas que, quando são validadas pelo mercado e se tornam pertinentes, podem ser replicadas em novas séries (não personalizadas), acrescendo desta forma valor económico a ser repartido com os produtores”, acrescenta Ricardo.

 

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