Ricardo dos Santos conseguiu na tarde desta quarta-feira, 8 de agosto, um feito histórico, tornando-se no primeiro português a apurar-se para a final dos 400 metros de um Campeonato da Europa de Atletismo. Em Berlim, Dos Santos também voltou a bater o Recorde de Portugal, a quarta vez na sua carreira, colocando-o em 45.14 segundos, décima melhor marca europeia de 2018.
“Estou muito feliz e quero descansar porque sexta-feira há mais, e quero dar o meu melhor na final. Já cumpri as duas promessas que fiz para estes Campeonatos, mas hoje vou fazer mais uma, tentar baixar dos 45 segundos, sexta-feira à noite vamos ver se dá”, disse o atleta português na Zona Mista, referindo ainda que “estar 20 minutos nos hotseats, à espera de saber se passava à final, é uma experiência que não quero voltar a repetir, não desejo a ninguém, tive que me virar de costas para não ver os outros correr, da próxima vez quero apurar-me logo por lugar para evitar este sentimento”, concluiu Ricardo dos Santos.
Ricardo dos Santos disputa a final dos 400 metros masculinos, na próxima sexta-feira, 10 de agosto, às 20:05 horas de Lisboa.
Nos 10000 metros femininos, Sara Catarina Ribeiro foi a melhor portuguesa, terminando a prova na 10ª posição com 32:53.71 minutos. Sara Moreira e Inês Monteiro não concluíram a prova. Sara referiu na zona mista que “o corpo não reagiu” enquanto Inês sentiu tonturas durante a corrida, tendo mesmo sido assitida na zona médica, após a prova.