A Associação Empresários Pela Inclusão Social (EPIS) e a Fundação Vodafone Portugal desenvolveram um jogo didático online, o Math Survivor, que tem o objetivo de recuperar alunos com insucesso escolar na Matemática.
O jogo, apresentado esta quinta-feira em Paredes, destina-se a alunos do 2.º e 3.º ciclos, uma vez que “a Matemática é uma das disciplinas com maior taxa de insucesso e percecionada muitas vezes como difícil e inatingível” nestas fases escolares, explicam a EPIS e Vodafone em comunicado de imprensa.
Math Survivor vai permitir, de forma lúdica, “testar os conhecimentos dos alunos, acompanhar a sua evolução e identificar áreas a melhorar”, explicam os mentores do projeto em comunicado. De modo a incentivar a sua utilização, monitorizar a dinâmica do jogo e avaliar o seu impacto, será promovido, durante este ano letivo, um campeonato entre os estudantes.
O jogo assenta numa plataforma web, que poderá ser acedida em qualquer lugar a partir da Internet, pelo que os alunos também poderão aprender e brincar com a Matemática fora das aulas.
Os resultados vão sendo divulgados ao professor de matemática, ao diretor de turma e aos encarregados de educação, que poderão acompanhar o desempenho dos seus filhos através de e-mail e SMS, permitindo uma atuação conjunta.
O jogo didático vai ser utilizado, em fase experimental, nas aulas de matemática da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Cristelo, concelho de Paredes, escola parceira do projeto. Consoante os resultados obtidos, poderá estender-se a outras escolas do país.