O prémio Nobel da Economia 2010 foi atribuído aos norte-americanos Peter Diamond, Dale Mortensen e ao cipriota Cristopher Pissarides, divulgou esta segunda feira, em Estocolmo, a Academia de Ciências Sueca.
Os três investigadores recebem o galardão pelos seus esforços no desenvolvimento de um novo método de análise dos mercados financeiros. De acordo com a Academia de Ciências Sueca, o modelo criado pelos três investigadores, o DPM Model, ajudou “a compreender a forma como o desemprego, as ofertas disponíveis e os salários são afetados pelas políticas económicas”.
Numa altura em que o desemprego é um dos principais problemas na economia mundial e em que os EUA estão a sair da crise, mas o mercado de trabalho continua sem responder, os ensinamentos de Diamond, Mortensen e Pissarides revelam-se de enorme atualidade
Peter Diamond, 70 anos, é economista no Massachusetts Institute of Technology, Dale Mortensen, 71 anos, é professor de economia no Northwestern University em Evanston, Illinois, e Christopher Pissarides, 62 anos, é professor na London School of Economics, no Reino Unido.
Em 2009, venceram o Nobel da Economia Oliver Williamson e Elinor Ostrom graças às investigações sobre sistemas de governação das empresas e sobre a gestão de recursos naturais.