Quem conhece e passa pela Segunda Circular, uma via rápida urbana de Lisboa e uma das que mais densidade de tráfego apresenta, sobretudo nas chamadas horas de ponta, sabe a dor de cabeça em que rapidamente se pode tornar a viagem. O tráfego automóvel é tão intenso, ao ponto de o abastecimento ser garantido por seis bombas de combustível em três áreas: Galp, na zona dos Ralis e Repsol, na Zona do Radar do Aeroporto e da Luz-Fonte Nova. Quem é o vencedor neste campeonato da localização?
A análise da PSE – Produtos e Serviços de Estatística aos dados de tráfego Tom-Tom nos últimos dois meses permitiu verificar que, do tráfego que acedeu às estações de serviço, a Galp apresenta uma quota de 26%, enquanto a Repsol na zona do Radar do Aeroporto destaca-se com uma quota de 51%.
Mas nem sempre é assim. Ou seja, a Galp tem 81% do seu tráfego nos períodos entre as 7h00 e as 11h00, e as 16h00 e as 20h00. Nos mesmos períodos, na zona da Luz-Fonte Nova, a Repsol tem 92% do seu tráfego. Já as estações no Radar do Aeroporto (Repsol), nas mesmas janelas temporais, apresentam apenas 52% do seu tráfego. De resto, esta zona tem uma maior dispersão de tráfego ao longo do dia em oposição às estações que estão no início e fim da segunda circular.
Mas há mais dados interessantes nestes mesmos períodos. Por exemplo, no final do dia (16h00-20h00), a Galp vê o seu tráfego aumentar 21% quando comparado com o período das 7h00-11h00.
Olhando para os dados, é possível concluir que, numa distribuição equitativa, cada zona teria uma quota de 1/3. Pode dizer-se que a Galp está alinhada com estes valores se falarmos nas horas de ponta. Seja à entrada ou à saída de Lisboa, os números de tráfego dizem que os seus valores não se afastam significativamente do ponto de vista estatístico de 1/3 do mercado da segunda circular.
Já a Repsol tem outros dados para pensar: se é verdade que lidera (com duas zonas), e que tem uma super-localização (o Radar do Aeroporto), também não deixa de ser pertinente a “canibalização” provocada pela estação da zona da Luz no período da manhã (que não afeta a performance da Galp).
A PSE – Produtos e Serviços de Estatística, é uma empresa portuguesa que se dedica há quase 25 anos à área analítica e big data em várias áreas de negócio. Em 2017 A PSE destacou-se pela realização da 1.ª edição do estudo “Retrato Digital das PME Portuguesas” em parceria com o IAPMEI.