O Alentejo é um dos 52 locais do mundo que os turistas não devem perder em 2015. A opinião é do jornal norte-americano New York Times, que colocou a região portuguesa num 'top' que reúne destinos improváveis que têm vindo a tornar-se obrigatórios.
O Alentejo é um dos 52 locais do mundo que os turistas não devem perder em 2015. A opinião é do jornal norte-americano New York Times, que colocou a região portuguesa num 'top' que reúne destinos improváveis que têm vindo a tornar-se obrigatórios no mapa de qualquer viajante.
Tal como “o vinho é néctar para uma vida doce” – palavras que, cita a publicação, podem ler-se na parede do recém-inaugurado Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte – também o Alentejo “é um local doce” para os amantes de viagens, assegura o New York Times.
O jornal descreve a região como “uma extensão de campos de trigo do tamanho do céu” decorada com oliveiras, sobreiros (que dão forma a “florestas de cortiça”) e vinhas, realçando que os hotéis vínicos temáticos 'chic' e os resorts têm florescido no Alentejo como uma homenagem “aos complexos vinhos tintos” e “ao território banhado pelo sol”.
Seth Sherwoord, crítico do New York Times que selecionou o Alentejo para este 'top 52', dá destaque a unidades hoteleiras específicas como o hotel e 'spa' Malhadinha Nova, onde o vinho e o porco preto são os reis da mesa, e a Herdade da Comporta, que, no “menú”, oferece, além do vinho, a proximidade de praias e campos de golfe.
Aos apreciadores do design, a publicação recomenda uma estadia no resort L'AND Vineyards, cujo interior é da responsabilidade do arquiteto brasileiro Márcio Kogan e cujas suites, com telhados que se abrem, proporcionam uma observação única do famoso céu estrelado alentejano.
O New York Times destaca ainda o Ecorkhotel, em Évora, que abriu há dois anos e que se assume como o primeiro hotel do mundo inteiramente revestido a cortiça, disponibilizando um 'spa' com cromoterapia (cura através do uso das cores) e um restaurante “enogastronómico”.
O Alentejo ocupa a 38.ª posição da lista do jornal norte-americano, que é encabeçada pela cidade de Milão, em Itália, país organizador da Expo 2015, pela ilha de Cuba e pela cidade norte-americana de Filadélfica, nos EUA, que aparece em 3.º lugar.
Visibilidade resulta do esforço dos empresários do turismo
O presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, reagiu, em comunicado, ao destaque dado à região naquele jornal norte-americano e à atenção que tem merecido, recentemente, em diversas outras publicações internacionais.
No entender de Vítor Silva, a visibilidade é justificada pelo “esforço dos empresários da região, que têm apostado na qualificação das infraestruturas”, bem como pela “aposta da agência na promoção internacional através de convites à imprensa especializada para visitar o destino”.
Em 2014, o Alentejo abriu portas a mais de três centenas de jornalistas que, a convite da ARPTA, foram conhecer a região, “o que se traduziu numa maior visibilidade do destino e, acreditamos, se refletiu nos resultados turísticos verificados” no ano transato, salienta o responsável.
Clique AQUI para aceder ao 'top' do New York Times (em inglês).
Notícia sugerida por Maria Nova e Elsa Martins