Nelson Évora sagrou-se, este sábado, campeão europeu de triplo salto durante o Campeonato da Europa de Atletismo em Pista Coberta. O atleta português conquistou a medalha de ouro na final da modalidade em Praga, na República Checa.
Nelson Évora sagrou-se, este sábado, campeão europeu de triplo salto durante o Campeonato da Europa de Atletismo em Pista Coberta. O atleta português conquistou a medalha de ouro na final da modalidade em Praga, na República Checa, com uma marca de 17,21 metros, a melhor da Europa na presente temporada.
Depois de dois saltos nulos, Évora assumiu a liderança da prova quando, ao terceiro ensaio, saltou 16,98 metros, fazendo, depois, um quarto ensaio a 16,97 metros, conta a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
Na quinta ronda da prova, o espanhol Pablo Torrijos, que terminou a final em 2.º lugar e com a medalha de prata, bateu o recorde do país vizinho com um salto de 17,04 metros, mas o português não se deixou intimidar e respondeu, de imediato, com 17,15 metros.
O melhor de Nelson Évora ainda estava, porém, para vir: no último salto, e já com a medalha de Ouro conquistada, o atleta do Sport Lisboa e Benfica conseguiu uma marca de 17,21 metros, a melhor já registada na Europa esta temporada.
Esta é a 20.ª medalha portuguesa em Campeonatos da Europa de Pista Coberta e era a única que faltava ao atleta nacional, que nunca tinha chegado ao pódio em competições europeias mas que já foi campeão do mundo de triplo salto em 2007, no Japão, e campeão olímpico em Pequim, no ano seguinte.
Em declarações à RTP depois da conquista do ouro, Nelson Évora admitiu que a vitória “foi um momento espetacular depois de tantos anos de lesão e um exemplo para aqueles que não acreditam”, destacando a “força extraordinária” que recebeu de quem o ama.
“Ganhei o título máximo desta competição, não tenho dores, vim sem pressão, vinha com o objetivo de fazer o meu melhor, foi uma competição um pouco difícil dadas as condições, mas consegui cumprir”, afirmou o novo campeão europeu, que recebeu ontem, em Praga, a sua medalha ao som d'”A Portuguesa”.
Recorde-se que Nelson Évora está entre os 12 nomeados pela Associação Europeia de Atletismo para atleta europeu do mês de Fevereiro, título que já lhe foi atribuído em Janeiro de 2008.
Clique AQUI para votar.
Notícia sugerida por Maria Pandina