Para facilitar a vida dos nossos leitores, e ao mesmo tempo estimular os produtos nacionais, o Boas Notícias deixa aqui uma lista com 10 sugestões de prendas 'made in Portugal' que prometem tornar o serão de Natal mais animado.
Há poucos prazeres mais deliciosos, no Natal, do que ver o brilho nos olhos de alguém que recebe uma prenda de que gosta. Para facilitar a vida dos nossos leitores, e ao mesmo tempo estimular os produtos nacionais, o Boas Notícias deixa aqui uma lista com 10 sugestões de prendas 'made in Portugal' que prometem tornar o serão de Natal mais animado.
Bombons do Fundão
Há melhor maneira de saborear as cerejas mais famosas do país do que embrulhadas em chocolate? Os novos bombons foram criados pelo 'chef' António Melgão e são feitos a partir de cereja macerada em aguardente de cereja, numa 'ganache' também do fruto e chocolate branco, que é, depois, revestida de chocolate negro. Uma caixa custa 16 euros.
Bicicletas Órbita
Andar de bicicleta faz bem, é ecológico e não custa mesmo nada (nem dinheiro). Para quem aposta nas duas rodas, as bicicletas orbita são uma excelente opção nacional. Há 'Órbitas' para todos os gostos – para criança ou adulto, normais ou elétricas, em aço, alumínio ou carbono. No total são 60 modelos com preços a partir dos 180 euros.
Faiança da Oficina da Formiga
Numa oficina de Ílhavo, José e Milu dão nova vida à faiança tradicional portuguesa, recriando (e modernizando) os jarros, os pratos e as travessas com figuras coloridas que se viam na mesa dos nossos avós. Há peças disponíveis a partir dos 15 euros.
Paté de Tremoço
É uma opção alimentar, altamente proteica, saborosa e vegetal. O 'Taroço', o patê de tremoço português, criado por três jovens de Setúbal, corre o risco de se tornar o aperitivo favorito dos portugueses. Disponível em três variedades – clássico, com cebola ou com pimento vermelho -, o patê 'Taroço' pode ser encomendado através do email taroco.geral@gmail.com
(Qualquer) vinho português
É difícil encontrar um vinho português que seja mesmo, mesmo mau. Por isso, percorrendo as prateleiras facilmente encontrará uma garrafa digna de oferta. De qualquer forma deixamos aqui a sugestão de dois vinhos especiais: o vinho Crochet cujo rótulo original venceu um prémio internacional de design e o vinho “Maximo'S 2012“, o primeiro vinho 100 por cento vegetal do nosso país (sim, por incrível que pareça o vinho tradicional tem sempre elementos animais na sua produção).
Cerveja artesanal Maldita (a melhor da Europa)
A cerveja artesanal “Maldita”, criada em Aveiro por pai e filho, venceu o prémio de melhor cerveja europeia na categoria de “Best Barleywine” dos World Best Beers Awards 2014. A prenda ideal para quem prefere o malte ao sumo de uva.
Snacks de fruta Fruut (vários sabores)
Esqueça os After-eight e os Mon Chéri. Os snacks de fruta desidratada criados por uma quinta de Viseu são uma prenda económica, deliciosa e saudável. Pode fazer um cabaz com os vários sabores Fruut disponíveis: maçã verde, vermelho doce, canela exótica, nutri ventures, pera rocha e maçã fuji, sem esquecer a edição especial de Natal com maçã e chocolate! As embalagens pequenas custam 85 cêntimos e as grandes 2.99 euros.
Sola Shoes: Sapatos com solas personalizadas
Duas portuguesas, mãe e filha, lançaram um negócio de sapatos personalizados, 100% nacional, que tem vindo a conquistar cada vez mais clientes dentro e fora de Portugal. Os Sola Shoes são sapatos ultra femininos com solas onde brilham corações, caveiras ou cartoons e estão à venda a partir dos 125 euros.
Joias de Liliana Guerreiro
As delicadas joias desenhadas por Liliana Guerreiro conquistam cada vez mais clientes dentro e fora do país e até já estão à venda no Museu de Arte e Design (MAD) de Nova Iorque. As peças da designer com raízes minhotas marcam a diferença por fazerem uma reinterpretação da filigrana tradicional portuguesa. Consulte o site e encomende as peças através do email sales@lilianaguerreiro.com
Cosméticos Da'ki, a beleza da serra
Os sabonetes e hidratantes labiais Da'ki são produzidos apenas com matérias-primas nacionais, vindas sobretudo das serras do Fundão. Cereja, mel, camomila ou alecrim são alguns dos ingredientes principais desta marca criada pela jovem Francisca Vidal. Há produtos a partir dos 3.5 euros.