Esta é a 7.ª vez que o site “Astronomy Picture of the Day” seleciona fotografias da autoria de Miguel Claro para “Imagem do Dia”. De acordo com um comunicado enviado ao Boas Notícias, o astrofotógrafo explica que o mais recente trabalho a brilhar na NASA “permitiu demonstrar, numa imagem real, o movimento de 'precessão' do planeta Terra”.
As fotografias revelam, portanto, “num 'startrail' inédito, aquela que será a próxima 'estrela polar' dentro de 12.000 anos, a estrela Vega”, acrescenta Miguel Claro, que admite que voltar a ver um dos seus trabalhos reconhecido pela NASA é motivo de “grande prazer”.
“Dentro de apenas 12.000 anos, Vega vai ser a estrela do Norte, a estrela mais próxima do pólo Norte celeste do nosso planeta”, escreve a agência espacial norte-americana na legenda das fotografias de Miguel Claro, esclarecendo que, embora, neste momento, a estrela do Norte seja a estrela Polaris, tal vai mudar “com a precessão do eixo de rotação da Terra”.
“Se a sua câmara está pronta agora e não quer esperar 12.000 anos até que Vega esteja em posição, considere esta demonstração engenhosa” de Miguel Claro, que “combinou a rotação de duas bases para câmaras com o objetivo de criar a mudança aparente no pólo Norte celeste”, sugere a NASA.
O site “Astronomy Picture of the Day” foi lançado em 1995 pelos astrónomos norte-americanos Robert Nemiroff e Jerry Bonnell. Desde então, todos os dias é partilhada, na plataforma, uma fotografia “do nosso fascinante universo”.
Atualmente, o APOD, gerido pela agência espacial norte-americana e pela Universidade Tecnológica do Michigan, nos EUA, conta com a maior coleção organizada de fotografias astronómicas disponível na Internet.