O futebolista da equipa britânica Bolton, Fabrice Muamba, que sofreu uma paragem cardíaca de 78 minutos, está consciente e já é capaz de falar. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirma que a recuperação do jogador é “um milagre”.
Muamba, de 23 anos e natural da República do Congo, entrou em colapso após um ataque cardíaco durante o jogo do Bolton frente ao Tottenham, sábado, em White Hart Lane, numa partida inserida na Taça da Liga Inglesa.
O médico da equipa, Jonathan Tobin, citado pela imprensa inglesa, revela que o jogador ainda está nos cuidados intensivos mas está consciente e consegue falar.
Apesar da evolução favorável do jogador, o médico contou que o coração de Muamba esteve parado durante 48 minutos antes da sua chegada ao hospital e 30 minutos depois de dar entrada no London Chest Hospital. Só ao fim de 15 choques de desfibrilhador é que o coração de Muamba voltou a funcionar.
A causa da paragem cardíaca ainda não foi detetada. Os médicos afirmam que Muamba tinha feito exames de rotina ao coração em Agosto e que os resultados não indicaram problemas.
Um milagre
Comentando o caso, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse esta quinta-feira que a recuperação do jogador se trata de “um milagre”.
“É um milagre. Recebi uma chamada do presidente do Bolton (Phil Gartside) e foi uma conversa muito emotiva. Como ele disse, de vez em quando existem forças que não podem ser explicadas”, disse o dirigente durante o Congresso da Uefa, em Istambul.
Também Andrew Deaner, um cardiologista que se encontrava nas bancadas do estádio e correu para o relvado a fim de ajudar a socorrer o futebolista, classificou o facto de Muamba estar vivo como “um milagre”.
“Se querem usar o termo ‘milagre’, acho que pode ser usado neste caso”, Sublinhou ao jornal Daily Telegraph.
[Notícia sugerida por Catarina Alves e Sofia Baptista]