Segundo o comunicado de imprensa da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), de Janeiro a Outubro as vendas do sector para o estrangeiro somaram 899 milhões de euros.
Embora não estejam ainda disponíveis os dados relativos a Novembro e Dezembro, a associação antecipa que 2011 termine com um crescimento na ordem dos nove por cento face a 2010, o que, “a verificar-se, coloca, pela primeira vez, as exportações da indústria de mobiliário e colchoaria acima dos mil milhões de euros”.
De acordo com a APIMA, até Outubro Espanha continua a destacar-se como o principal destino das exportações portuguesas do setor, ao absorver 318 milhões de euros (mais dois por cento).
Seguem-se o mercado francês, com 255 milhões de euros (mais 14 por cento), Angola, com 82 milhões de euros (menos nove por cento), Alemanha (51 milhões de euros, mais 30 por cento) e a Suécia (35 milhões de euros, mais 20 por cento).
“Tal como se havia verificado durante o primeiro semestre de 2011, os cinco principais mercados representam 83 por cento do total das exportações do sector”, nota a associação.
Para o presidente da APIMA, Hugo Vieira, estes valores constituem “um feito histórico, sobretudo tendo em conta a profunda crise económica e financeira em que a Europa se encontra, neste momento, mergulhada”.
Na sua opinião, “este é mais um sinal de que a aposta feita, tanto pelas empresas, como pela associação do sector, na internacionalização, deve continuar”.
O ano de 2011 deverá também marcar um recorde a nível do saldo da balança comercial do sector, que até Outubro era positivo em mais de 367 milhões de euros, acima da melhor marca de 359 milhões de euros, atingida em 2010.
Clique AQUI para aceder ao comunicado.