É o primeiro chef português a conseguir três estrelas Michelin. O restaurante Costes Downtown (Budapeste, Hungria), que foi inaugurado por Miguel Rocha Vieira, recebeu esta semana a sua primeira estrela, que se junta a outras duas que o chef já tinha
É o primeiro chef português a conseguir três estrelas Michelin. O restaurante Costes Downtown (Budapeste, Hungria), que foi inaugurado há 11 meses com Miguel Rocha Vieira à frente da cozinha, recebeu esta semana a sua primeira estrela, que se junta a outras duas que o chef já tinha conquistado.
A primeira estrela de Miguel Rocha Vieira, que também é júri do concurso MasterChef português, foi conquistada em 2010 para o Costes Restaurant, em Budapeste, onde o chef português liderou a cozinha desde 2008. Essa estrela tem sido mantida desde então. Em Novembro de 2015, Miguel Rocha Vieira conquistou mais uma estrela desta vez para para o restaurante Fortaleza do Guincho, que lidera desde Julho do ano passado.
Agora, foi o restaurante Costes Downtown, também em Budapeste, cuja cozinha foi inaugurada pelo chef português, a conquistar uma estrela. Apesar de ter regressado a Portugal em Julho de 2015, para o restaurante Fortaleza do Guincho, em Cascais, Miguel Vieira continua a trabalhar como consultor dos dois restaurantes que ajudou a lançar em Budapeste, fazendo visitas mensais aos dois espaços.
Estou sem palavras. Mais uma vez a dedicação e o trabalho de equipa comprovaram que compensa sempre todo esforço de uma…
Publicado por Miguel Rocha Vieira em Quarta-feira, 9 de Março de 2016
O anúncio da nova estrela, e da manutenção da estrela do Costes Restaurant, foi celebrado pelo próprio chef na sua página oficial do Facebook.
“Estou sem palavras. (…) Durante a noite, duas estrelas Michelin recaíram sobre Budapeste: a sétima consecutiva para o Costes Restaurant, e a primeira (de muitas, espero) para o Costes Downtown inaugurado há apenas dez meses”, diz o chef.
“Longe daquela que foi a minha casa durante esses sete anos, celebro em Portugal com muito orgulho aproveitando desde já para enviar um abraço para os meus camaradas em Budapeste”, lê-se ainda na publicação feita esta quarta-feira.
Paixão pela cozinha nasceu em Londres
Miguel deixou o Portugal quando tinha apenas 20 anos estudar Gestão Hoteleira no City of London College, Inglaterra. Durante o segundo ano do curso descobriu a sua vocação quando estava a ter uma aula de cozinha.
“Desde essa primeira aula de cozinha que descobri que ate então tinha estado no sítio errado. É difícil descrever o que senti mas de repente percebi que aquele curso não era para mim, que o que eu queria mesmo era cozinhar. Nesse mesmo dia, quando cheguei a casa, comecei a procurar escolas de cozinha e umas semanas mais tarde estava inscrito na mais prestigiada escola de cozinha do mundo, Le Cordon Bleu”, relata o chef português numa pequena biografia divulgada online.
Depois de se ter graduado Miguel começou por trabalhar em Londres, depois foi para Franca e mais tarde Espanha. Em 2008 é convidado para ir para Budapeste para abrir o Restaurante Costes que, em menos de dois anos, conquistou a sua primeira estrela Michelin.
Em Julho de 2015, Miguel Rocha Vieira regressa a Portugal quando foi convidado a ser chef executivo da Fortaleza do Guincho, em Cascais, onde se mantém atualmente em pleno desempenho de funções.