A ideia partiu da Escola Básica Frei Caetano Brandão, em Braga, que decidiu colocar 50 bicicletas ao dispor dos alunos para fazerem o percurso entre casa e a escola. O objetivo é proteger o ambiente evitando que os pais usem o carro para levar os fil
A ideia partiu da Escola Básica Frei Caetano Brandão, em Braga, que decidiu colocar 50 bicicletas ao dispor dos alunos para fazerem o percurso entre casa e a escola. O objetivo é proteger o ambiente evitando que os pais usem o carro para levar os filhos, e ao mesmo tempo promover a prática desportiva. O projeto, intitulado “Sempre a pedalar, o Ar vai ser melhor” venceu desta forma o concurso “Melhor(ar) a Norte” promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), com o objetivo de “promover soluções inovadoras e exequíveis direcionadas para a melhoria da qualidade do ar”.
Citado pela Lusa, o responsável da CCDRN considerou que a iniciativa é um sinal de “boa pedagogia numa matéria que é preocupação comum de todos os cidadãos e da humanidade”.
“Isto mostra como se pode transmitir boa informação, de forma interessante, divertida e participada”. O mesmo responsável considerou ainda que este é “um dos caminhos que o ensino, a pedagogia e a informação devem seguir”.
Defende que projeto “leva os jovens a tomar consciência de que somos seres da natureza, mas transcendemos a própria natureza e temos capacidade para a proteger e protegermo-nos a nós próprios”, frisou.
O concurso “Melhor(ar) a norte” envolveu 15 escolas do norte do país num total de 4500 alunos.