A ANJE- Associação Nacional de Jovens Empresários apresentou o projeto sexta feira passada caracterizando-o como uma “iniciativa cultural multidisciplinar”.
Durante quase três meses, cerca de 80 obras de “mais de 50 artistas estrangeiros e portugueses”, poderão ser vistas em vários espaços portuenses e da região: Alfândega, Casa da Música, Palácio das Artes, Palacete Pinto Leite, Palácio da Bolsa, Palácio de Cristal, Reitoria da Universidade, Atelier Paulo Lobo e Aeroporto Sá Carneiro.
O Look Up! Natural Porto Art Show reúne “todo o tipo de disciplinas de arte contemporânea”, da pintura à escultura e do vídeo às instalações, refere comissário do projeto, o galego David Barro, crítico de arte, ensaísta e professor de Arte e Cultura Visual na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto entre 2000 e 2006.
David Barro e o galerista português Fernando Santos tiveram a ideia deste projeto, que é um das quatro ações âncora do programa Porto Show Time, uma iniciativa com a qual a ANJE se propõe reunir diferentes agentes das indústrias criativas da região Norte e, deste modo, gerar um “movimento que dinamize actividades criativas e inovadoras numa lógica valorização económica, internacionalização, revitalização do território e desenvolvimento cultural”.
O projeto explora ainda “o conceito de sustentabilidade na arte, na Arquitetura e no design”, que a organização e David Barro consideram essencial num momento de crise económica.
A ANJE responde, deste modo, a “um desafio lançado por muita gente e pelo Presidente da República para que o Porto seja a capital das indústrias criativas”.