O livro "Portugal: O melhor peixe do Mundo", de Fátima Moura, venceu o terceiro lugar na competição anual do Gourmand World Cookbook Awards, na categoria de publicações dedicadas ao peixe e aos frutos do mar.
O livro “Portugal: O melhor peixe do Mundo” venceu o terceiro lugar numa competição mundial de livros de culinária. A obra da gastrónoma Fátima Moura foi distinguida na 16ª edição do Gourmand World Cookbook Awards, pela categoria de publicações dedicadas ao peixe e aos frutos do mar.
O prémio que distingue todos os anos os melhores livros sobre gastronomia e cozinha do mundo, reconheceu o trabalho da autora portuguesa como uma das melhores do grupo E5. Ao lado da publicação competiram mais quatro obras da China, Dominica, Israel e dos Países Baixos.
Juntamente com Fátima Moura, os autores vindos destes dois últimos países venceram a competição no grupo E5 dedicado aos alimentos do mar. O grande vencedor foi “Mul-Yam Seafoodpedia”, um livro composto por vários chefes israelistas pertencentes ao restaurante “Mul-Yam”, da cidade de Tel Aviv.
A gastrónoma Fátima Moura compôs o livro “Portugal: O melhor peixe do Mundo”, com várias receitas de chefes nacionais, para mostrar o que de melhor é servido no país em termos de pratos compostos por alimentos do mar. A obra publicada em 2012 revela ainda “a qualidade, o sabor e a frescura” do peixe português.
Na sinopse do livro, o gastrónomo José Bento dos Santos refere que, apesar de Fátima Moura já ter viajado “pelas cinco partes do mundo” e depois de “ter provado o peixe e o marisco de todos os oceanos”, a autora continua a querer mostrar que o pescado colhido em Portugal é “o melhor do mundo”.
“Se este livro é uma homenagem ao nosso peixe e ao nosso marisco, ele constitui também e calorosamente uma homenagem a todos os nossos generosos pescadores”, refere o representante da Academia Portuguesa de Gastronomia.
Clique AQUI para conhecer os resultados da edição de 2013 do Gourmand World Cookbook Awards.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes