O escritor português David Machado é um dos vencedores da edição deste ano do Prémio de Literatura da União Europeia ("European Union Prize for Literature", em inglês), cujos nomes foram anunciados esta terça-feira.
O escritor português David Machado é um dos vencedores da edição deste ano do Prémio de Literatura da União Europeia (“European Union Prize for Literature”, em inglês), cujos nomes foram anunciados esta terça-feira durante uma cerimónia em Londres, Inglaterra.
O autor nacional foi distinguido com o galardão, “que reconhece os melhores autores emergentes da Europa”, pela obra “Índice Médio de Felicidade”, que, no seu site oficial, descreve como um livro “sobre felicidade e esperança” que conta a história de um homem em crise numa época de crise.
“O absurdo sempre me fascinou e o nosso mundo tornou-se, de repente, um lugar onde todos os absurdos parecem fazer sentido”, explica David Machado, que admite que esta é uma história que queria escrever “há muito tempo”.
“A felicidade foi sempre muito importante para mim. E depois, nos últimos anos, sobretudo após o nascimento dos meus filhos, surgiu em mim uma ideia de futuro que não existia de todo antes. De modo que é um romance sobre o futuro”, acrescenta o escritor.
Ao todo, o European Union Prize for Literature (EUPL) distinguiu, este ano, 12 autores de países da União Europeia.
Cada um deles vai receber um prémio no valor de 5.000 euros e “beneficiar de promoção adicional e visibilidade internacional” nas principais feiras do livro europeias, como a de Frankfurt, Londres e Paris, destaca a organização do concurso em comunicado.
Desde que o galardão começou a ser atribuído, em 2009, a União Europeia já financiou a tradução de livros de 56 vencedores do EUPL para 20 línguas europeias diferentes.
Nascido em Lisboa em 1978, David Machado é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), dedicando-se, no entanto, profissionalmente à escrita de ficção e literatura infantil.
Em 2005 tinha já sido galardoado com o prémio Branquinho da Fonseca pela obra para crianças “A Noite dos Animais Inventados” e, cinco anos depois, foi premiado pela Sociedade Portuguesa de Autores/RTP na categoria de literatura infantil e juvenil com o livro “O Tubarão na Banheira”.
Clique AQUI para conhecer todos os vencedores (em inglês).
Notícia sugerida por André Carneiro