Lisboa é a cidade preferida dos turistas, investidores e residentes, em Portugal. As conclusões são de um estudo levado a cabo pela Bloom Consulting Brand Ranking, segundo o qual, entre os 308 municípios portugueses analisados, a capital portuguesa é
Lisboa é a cidade preferida dos turistas, investidores e residentes, em Portugal. As conclusões são de um estudo levado a cabo pela Bloom Consulting Brand Ranking, segundo o qual, entre os 308 municípios portugueses analisados, a capital portuguesa é a melhor cidade para visitar, investir e viver.
Nas mesmas três categorias, o Porto surge como a segunda melhor cidade para fazer negócios, a terceira para fazer turismo e a quarta melhor do país para se viver. Ainda na região Norte, destaque para Braga e para o 'cluster' de cidades nortenhas constituído por Guimarães, Viana do Castelo, Maia e Matosinhos, sendo que 7 das 25 cidades mais bem colocadas no ranking nacional se localizam nessa região.
Na região Centro, os holofotes recaem, essencialmente, sobre quatro municípios – Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu -, graças à sua presença no top 10 nacional na categoria 'Viver'. Leiria ocupa o primeiro lugar da região, sendo, aliás, a segunda melhor cidade para viver a nível nacional.
Na categoria 'Turismo', a Madeira ganha ao Algarve, com o Funchal em segundo lugar, a seguir à capital portuguesa. No entanto, a região algarvia consegue colocar cinco municípios no top 10, com Faro como o mais bem posicionado e Albufeira como o segundo líder nas estadias.
No top 10 do ranking para o 'Investimento' estão seis municípios, situados nas áreas mais industrializadas de Portugal, “onde a robustez e o ambiente negocial criam melhores oportunidades para os seus residentes”. No Norte – Porto, Braga e Guimarães – e na Grande Lisboa – Lisboa, Oeiras e Cascais.
O estudo mede a eficácia dos 308 municípios portugueses em três vertentes: atracção de investidores, turistas e residentes. Trata-se de uma análise que tem por base dados reais e não estudos de opinião.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a empresa responsável pelo relatório revela que o 'Bloom Consulting City Brand Ranking 2014' é um estudo completo que mede a eficácia da estratégia de gestão da marca de cada município, separadamente. Baseia-se em fatos concretos, que incluem o desempenho e o crescimento económico das cidades.
Notícia sugerida por Maria Pandina, Maria Manuela Mendes e Vítor Fernandes