A cidade de Lamego ganhou, este mês, o terceiro prémio do concurso internacional "Auroralia Awards 2014", que distinguiu o município português pela nova iluminação sustentável da escadaria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
A cidade de Lamego ganhou, este mês, o terceiro prémio do concurso internacional “Auroralia Awards 2014”, que distinguiu o município português pela nova iluminação sustentável da escadaria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios com recurso a tecnologia LED.
A nova iluminação da escadaria e das avenidas centrais de Lamego com recurso a esta tecnologia (LED – Light Emitting Diode) entrou em funcionamento em Janeiro deste ano graças a um projeto desenvolvido pela Associação Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro.
O projeto valeu à cidade portuguesa um lugar de destaque neste que é um dos concursos mais importantes do mundo na área, promovido pela Schréder e pela LUCI – Rede Internacional de Cidades para a Iluminação Urbana – e que reconhece as iniciativas globais de iluminação exterior melhor minimizam o impacto ambiental.
A primeira fase do projeto correspondeu à aquisição e instalação de luminárias LED nas avenidas Dr. Alfredo Sousa e Visconde Guedes Teixeira tendo sido renovada a iluminação nos jardins destas vias, pertencentes ao Eixo Barroco, explica, em comunicado, a Câmara Municipal de Lamego.
Numa segunda fase, procedeu-se à iluminação cénica do escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, igualmente com recurso à tecnologia LED.
A solução de iluminação “baseou-se na necessidade de valorizar o património, considerando os aspetos turísticos inerentes, uma vez que se garante uma perspetiva noturna da escadaria, anteriormente inexistente”, esclarece a Câmara.
De acordo com a autarquia, em termos gerais, esta renovação ao nível da iluminação pública permite à cidade “um elevado grau de poupança energética”, na ordem dos 70%, e “garante o enobrecimento dos jardins e espaços urbanos”.
O objetivo dos “Auroralia Awards” é “premiar, anualmente, três cidades que implementem um projeto de iluminação exterior que reduza o impacto ambiental do modo mais percetível, exemplar e original possível utilizando soluções inovadoras”.
Além de Lamego, que ganhou a medalha de bronze, o concurso premiou ainda as cidades de Eindhoven, na Holanda, a grande vencedora, e Málaga, em Espanha, que assegurou o terceiro lugar.
As cidades vencedoras foram escolhidas entre um total de 17 concorrentes por um júri independente composto por jornalistas e especialistas em iluminação urbana, urbanismo e desenvolvimento sustentável.
Este ano, a cerimónia de entrega dos prémios teve lugar durante o Festival Anual de Luz, que aconteceu a 6 de Dezembro na cidade de Lyon, França. Mais de 100 profissionais do setor da iluminação estiveram presentes no evento, que recebeu também representantes municipais, arquitetos e urbanistas.