O aparelho consiste num supercapacitor muito pequeno e flexível, o que permite que seja integrado com facilidade no interior das baterias dos telemóveis.
Este dispositivo tem uma elevada capacidade de armazenamento que permite carregar a bateria do telemóvel em segundos, funcionando como um carregador interno e independente.
O dispositivo de Eesha Khare faz com que o telemóvel tenha mais tempo de autonomia além de reforçar a resistência das baterias convencionais.
Ao contrário dos modelos que hoje conhecemos, que ao fim de cerca de mil ciclos de carregamentos começam a perder potência, este pequeno aparelho pode ser recarregado mais de 10 mil vezes, antes de começar a perder a sua eficácia.
Invenção premiada pela Intel pode ser adaptada aos carros
A invenção desta jovem residente na Califórnia (EUA) garantiu-lhe o prémio Intel Foundation Young Scientist Award, na semana passada, tendo sido distinguida pela sua capacidade de “reconhecer as necessidades cruciais de armazenar energia em dispositivos”.
Segundo o site oficial da multinacional norte-americana Intel, promotora do concurso mundial “Intel International Science and Engineering Fair”, depois da “rápida adaptação aos aparelhos eletrónicos portáteis”, este dispositivo “também tem potencial para ser aplicado a baterias de carros”.
Eesha Khare explicou ao jornal norte-americano NBC News que, por ser flexível, o dispositivo “pode ser usado numa grande variedade de aparelhos”.
A jovem indiana está agora a testar as capacidades da sua invenção e espera poder incorporá-la noutros dispositivos portáteis e em outro tipo de materiais, como roupas e outros tecidos.