Nestes dias em que se procuram sobreviventes nos escombros deixados pelo sismo e tsunami que atingiu o Japão há quase uma semana, as equipas de resgate são muitas vezes ajudadas por cães que detetam e ajudam a salvar o maior número de pessoas. Mas mu
Nestes dias em que se procuram sobreviventes nos escombros deixados pelo sismo e tsunami que atingiu o Japão há quase uma semana, as equipas de resgate são muitas vezes ajudadas por cães que detetam e ajudam a salvar o maior número de pessoas. Mas muitas vezes são os próprios animais que precisam também de ajuda, quando são também eles as vítimas da catástrofe.Foi o que aconteceu na zona japonesa de Ibaraki quando uma equipa de filmagem mostrava imagens da área devastada e se deparam com um cão castanho aparentemente inquieto e desorientado pelo ambiente de destroços à sua volta.
A equipa interessa-se pelo cão e vêem-no a dirigir-se para um outro animal visivelmente debilitado. O cão castanho fica todo o tempo em estado de alerta, mas senta-se ao pé do parceiro, um cão branco, provavelmente ferido, a quem se recusa abandonar.
As imagens de lealdade, amizade e apoio que se notam neste vídeo entre os dois animais comoveram quem as mais de 1.331.879 pessoas que assistiram ao vídeo no Youtube.
De acordo com o jornal Daily Telegraph e a CNN, ambos os cães foram resgatados pela equipa de resgate e socorro aos animais vitimados pelo duplo desastre natural do Japão. Tanto o cão castanho como o branco estão a ser devidamente tratados e irão também eles recuperar desta tragédia.
[Notícia sugerida pela utilizadora Teresa Semedo e Raquel Baêta]