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Após 40 anos de pesquisa, o arquiteto italiano Massimo Ricci descobriu, por fim, o segredo da cúpula da catedral de Florença. Desde 1425, ano em que começou a construção do monumento da autoria do génio renascentista Filippo Brunelleschi, que o método utilizado para suportar a enorme estrutura da Basílica de Santa María del Fiore permanecia por desvendar.
A descoberta foi relevada por Ricci numa conferência no Palazzo Vecchio, em Florença, transmitida em direto na página da National Geographic. Segundo o arquiteto, o grande truque utilizado por Brunelleschi foi dispor os tijolos observáveis no exterior da cúpula de uma forma diferente dos da ábobada interior – os que sustentam o peso da construção.
O objetivo terá sido iludir aqueles que olham o monumento a partir de fora. “Despistar e confundir as ideias dos outros era um traço característico da personalidade” do renascentista, afirmou Massimo Ricci, acrescentando que “ele achava divertido o facto de ninguém poder desvendar o seu segredo”.
Brunelleschi usou técnicas únicas
Porém, seis séculos depois, o mistério foi solucionado. Os tijolos interiores “estão colocados em diagonal, como a espinha de um peixe, sem utilizar material metálico, como argumentaram alguns investigadores do passado, e a cúpula segura-se só e graças a um sistema de cordas que permitia calcular a posição e o ângulo exatos onde colocar cada tijolo”, explicou o especialista italiano.
Para prevenir eventuais imitações, Brunelleschi marcou ainda “a parte dos tijolos que ficava à superfície com um sulco, para fazer acreditar que foram dispostos em longitude e não lateralmente”. De acordo com Massimo Ricci, “um sistema único, que nunca mais foi repetido na história”.
A descoberta do arquiteto e da sua equipa foi conseguida com recurso a tecnologias refinadas. Através de uma fissura que se abriu na abóbada, foi colocada uma sonda entre os tijolos com uma minúscula câmara que gravava tudo em seu redor, permitindo a Ricci conhecer o interior da estrutura.
Durante a apresentação, foram expostas maquetes das três gruas utilizadas para edificar a cúpula e também uma representação do barco com hélice que Brunelleschi inventou para transportar o material de construção do mar até à cidade, considerado por Massimo Ricci “outro exemplo do seu génio”.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]