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Insónias? Ligue para a Linha do Sono

É lançado esta sexta-feira, Dia Mundial do Sono, a Linha do Sono, um projeto que pretende ajudar os portugueses a lidar com as insónias. A linha vai estar disponível todos os dias, entre as 11h30 e as 16h30, contando com o apoio de dois psicólogos es
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É lançado esta sexta-feira, Dia Mundial do Sono, um projeto que pretende ajudar os portugueses a por fim às insónias. A Linha do Sono vai estar disponível todos os dias, entre as 11h30 e as 16h30, contando com o apoio de dois psicólogos especializados nesta área.

O projeto, pioneiro em Portugal, é promovido pela Oficina da Psicologia e da ColchãoNet e tem como objetivo ajudar os portugueses que dormem mal, melhorando o seu sono e a sua qualidade de vida.

Todos aqueles que tiverem dificuldades em adormecer, sobretudo insónias, poderão ligar para o 707 100 015, onde serão atendidos por dois psicológos especializados que irão apoiar e ajudar na resolução das insónias, sugerindo, por exemplo, procedimentos de rotina para um sono tranquilo, explica a Oficina da Psicologia em comunicado enviado ao Boas Notícias.

Diariamente, entre as 11h30 e as 16h30, a Linha estará aberta a todos aqueles que sentirem dificuldades em adormecer. Contudo, fora desse horário, também é possível fazer chamadas para a Linha do Sono, uma vez que vai estar disponível um atendedor, onde as pessoas poderão deixar o seu número de telefone para serem contactadas mais tarde.

O lançamento da Linha do Sono surge na sequência de um estudo feito recentemente pela Oficina da Psicologia, que indica que 54% dos portugueses afirma sentir-se cansado quando acorda, contra os restantes 46% que afirmam dormir apenas entre cinco a sete horas por dia.

Madalena Lobo, Diretora-Geral da Oficina da Psicologia, acrescenta ainda que “45% das pessoas não dorme bem devido a stress, ansiedade ou depressão e ou devido a problemas pessoais ou no trabalho (28%)”, pode ler-se no mesmo comunicado.

Para a psicóloga clínica, é importante “que as pessoas tenham informação relevante sobre o sono, para que possam tomar as melhores decisões e assumir comportamentos úteis e práticos que as ajudem a voltar a dormir bem”.

Estes comportamentos passam por uma aprendizagem de estratégias de regulação emocional, de regras e rotinas importantes para uma boa qualidade de sono, bem como pela identificação de necessidades relacionadas com o colchão ou almofada onde se dorme.

Para ligar para a Linha do Sono, basta marcar o 707 100 015.

Consulte AQUI um artigo do Boas Notícias com 7 dicas para dormir melhor.

Notícia sugerida por Maria Nova

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