Dois investigadores portugueses criaram um programa premiado inspirado nos carreiros das formigas, conhecidas pela sua eficiência na resolução de problemas.
A capacidade de organização das formigas é célebre e desde a década de 1990 que se sabe, graças ao trabalho do investigador italiano Marco Dorigo, que as técnicas de otimização baseadas nas suas colónias podem ser úteis para a resolução de problemas complexos que surgem em situações reais. Agora, um programa desenvolvido por dois portugueses e inspirado nestes sistemas foi agraciado com um prémio mundial.
Jorge Tavares e Francisco Baptista Pereira, do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), criaram um software de computador que consegue descobrir, de forma automática, um método de otimização para resolver o conhecido “problema do caixeiro-viajante”, facilitando a vida de um viajante que tem de visitar diversas cidades no menor tempo possível, o que torna indispensável encontrar o percurso mais curto.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, os investigadores explicam que o programa foi inspirado nos conhecidos carreiros das formigas porque, “perante os mais diversos obstáculos”, estes insetos “organizam-se de tal forma que encontram sempre o caminho mais curto entre a comida e o seu formigueiro”. “Estes princípios biológicos dão-nos pistas para desenvovler métodos que consigam ligar vários pontos para alcançar o trajeto mais rápido”, esclarecem.
Segundo os especialistas, a ferramenta por eles criada – um exemplo da chamada computação evolucionária, que se inspira em sistemas biológicos – “encontra a melhor estratégia para encontrar soluções ótimas”, tratando-se de “um método flexível que fornece um conjunto de instruções para resolver problemas muito difíceis, evitando ao máximo a intervenção humana”. Entre estes problemas está, por exemplo, a distribuição de tráfego na Internet.
Ao nível científico, “chegar a esta solução, que se encontra em fase de testes para melhorar a autonomia e robustez, exigiu intensos estudos porque estamos a lidar com problemas muito difíceis de resolver”, realça o também docente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), Francisco Baptista Pereira.
O trabalho dos investigadores e da sua equipa foi reconhecido recentemente, sendo distinguido com o “Best Paper Award” para o melhor artigo científico apresentado na conferência EuroGP-2012 (15th European Conference on Genetic Programming), um evento de topo na área da Programação Genética a nível mundial.