No passado mês de Abril, o biólogo Gabriel Martins foi distinguido com o prémio 'Small World in Motion', na 'Digital Video Competition 2013', promovida pela Nikon.
No passado mês de Abril, o biólogo Gabriel Martins foi distinguido com o prémio 'Small World in Motion', na 'Digital Video Competition 2013', promovida pela Nikon. A marca japonesa não ficou indiferente ao trabalho apresentado pelo português, que construiu um microscópio próprio com vista à criação de um vídeo que mostrasse a reconstrução de um embrião de codorniz a três dimensões.
Apesar dos escassos treze segundos de duração, o vídeo apresentado por Gabriel Martins foi mais do que suficiente para convencer o júri do prestigiado concurso internacional. O mesmo apresenta uma sequência de mais de 1.000 imagens de cortes, de alto a baixo, de um embrião de codorniz.
As camadas vão-se sobrepondo a partir de uma determinada extremidade até que vemos o corpo do embrião inteiro, a partir de cima. O resultado é fruto do trabalho deste especialista no desenvolvimento de um microscópio especial, cuja câmara associada é capaz de captar 1.600 imagens conforme as posições do embrião.
No fim, o vídeo mostra “com uma clareza surpreendente os detalhes da anatomia da espécie” ao longo de dez dias de gestação, dentro do ovo, lê-se na página onde são apresentados os vencedores.
Gabriel Martins é coordenador da Unidade de Microscopia do Instituto Gulbenkian de Ciência e o prémio que conquistou corresponde a um montante de cerca de 2.180 euros (3.000 dólares).
Conheça AQUI os restantes vencedores da Small World in Motion, da Nikon.