Sociedade

Idanha-a-Nova promove turismo com cerveja artesanal

Em Idanha-a-Nova, um empreendedor luso criou a 'Cerveja Templária', o novo produto artesanal que visa promover o turismo daquela região. O Boas Notícias falou com Gildo Fortes, o autor por detrás desta bebida inovadora, inspirada na vila medieval do
Versão para impressão
Em Idanha-a-Nova, um empreendedor luso criou a 'Cerveja Templária', o novo produto artesanal que visa promover o turismo daquela região. O Boas Notícias falou com Gildo Fortes, o autor por detrás desta bebida inovadora, inspirada na vila medieval do distrito de Castelo Branco.

por Margarida Cruz
 

Terminada a licenciatura em Marketing, o empresário autopropôs-se ao desafio de encontrar o produto que faltava para estimular o turismo naquela região. “Numa altura em que o artesanato e a tradição têm alguma importância, a cerveja fabricada artesanalmente era um produto que faltava”, conta ao Boas Notícias. 
 
Perante isto, Gildo lançou-se na aprendizagem de produção de cerveja artesanal e estudou o melhor nome para identificar a terra representada na bebida. A sua vertente histórica e raízes templárias facilitaram a escolha: a nova cerveja de Idanha-a-Nova seria a 'Templária'. 
 
“Há uma grande diferença da cerveja artesanal para a cerveja industrial. É uma bebida muito mais compacta, a cor é mais opaca, podemos melhorar o gosto – torná-lo mais ou menos flora -, provar o sabor do mel e do cereal”, esclarece o empresário de 44 anos, natural de Angola. 


“O próprio travo, a cor, o aroma, o sabor… É tudo diferente. A cerveja artesanal não puxa muito a aromas, vive da própria cevada, o que faz com que, depois de beber, se fique com um paladar muito agradável”, acrescenta, sublinhando que, prova do sucesso da cerveja produzida artesanalmente é o facto de as mulheres a “apreciarem muito”. 
 
Com um “gosto homogéneo para todas as pessoas”, a 'Cerveja Templária' é o resultado de um investimento pessoal que rondou os 2.500 euros, incluindo viagens, formações em Espanha e na Alemanha, leveduras, fermentadores, densímetros, malte, lúpulo, água, entre outros. 
 
Uma vez concluída, a nova cerveja foi apresentada ao presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jaciento, que “ficou muito satisfeito e até interessado em apoiar a iniciativa”. 
 
A bebida deve, agora, integrar o projeto 'Terras de Idanha', marca registada pela autarquia que engloba produtos típicos do concelho e os coloca à venda em mais de 200 lojas no país, no âmbito de uma estratégia de criação de circuitos de comercialização. 
 
O próximo passo passa pela instalação de uma micro cervejaria na Zona Industrial de Idanha-a-Nova, mas, até lá, há “todo o outro processo mais técnico que é licenciar, apresentar a candidatura, etc.” As previsões apontam para que a 'Templária' passe a ser comercializada já a partir do segundo semestre de 2014, com produções apresentadas em feiras da região.
 
Ainda assim já é possível fazer um balanço das reações à nova estrela de Idanha-a-Nova. Gildo garante que estas têm sido “muito positivas e entusiastas, uma vez que as pessoas da região ganharam mais uma marca, mais um produto que é deles e do seu turismo, único em Portugal”.  

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close