O leilão de uma guitarra oferecida por Mark Knopfler e que será autografada pelo próprio num concerto em Portugal no final deste mês angariou 8.000 euros a favor da Cerci Oeiras, instituição de solidariedade social que apoia pessoas com deficiência.
O leilão de uma guitarra oferecida por Mark Knopfler e que será autografada pelo próprio num concerto em Portugal no final deste mês angariou 8.000 euros a favor da Cerci Oeiras, instituição de solidariedade social que apoia pessoas com deficiência e para a qual vai reverter a totalidade daquele valor.
A guitarra, uma Fender Standard Stratocaster doada pelo guitarrista britânico que decidiu juntar-se a uma causa solidária a propósito da sua passagem pelo festival edpcooljazz, em Oeiras, no dia 28 de Julho, foi arrebatada por um cidadão do Porto, anunciou, em comunicado enviado ao Boas Notícias, a eSolidar, plataforma responsável pelo leilão.
De acordo com a eSolidar, o instrumento, cujo leilão terminou a 30 de Junho e tinha uma base de licitação de 499 euros, será autografado “em frente ao vencedor e entregue pelo próprio Mark Knopfler” no camarim, momentos antes da sua subida ao palco.
Segundo a plataforma portuguesa de comércio solidário, “a receita do leilão reverte na totalidade” para a Cerci Oeiras, que planeia usar o montante angariado “para a aquisição de material técnico essencial para o bem-estar dos utentes da instituição”, nomeadamente cadeiras de rodas, gruas de transferência e uma carrinha de nove lugares.
Além de adquirir uma guitarra autografa pelo antigo guitarrista dos Dire Straits e de o conhecer pessoalmente no dia do espetáculo, o vencedor do leilão terá, também, direito a um bilhete para assistir ao concerto de Mark Knofpler no edpcooljazz.
Leilão resultou de parceria entre o município e o festival
“Esta iniciativa conjunta com o edpcooljazz faz todo o sentido para o nosso Programa Oeiras Solidária, onde tentamos apoiar ao máximo as Instituições de Solidariedade do concelho, que muito têm contribuído para o bem-estar, reabilitação e integração dos seus utentes na sociedade”, afirma Paulo Vistas, presidente da autarquia de Oeiras.
A mesma opinião é partilhada pela organização do edpcooljazz, que considera que esta iniciativa vem “reforçar a relação” que tem vindo a ser estabelecida com o município.
“Todas as iniciativas que possamos desenvolver com os artistas para beneficiar e apoiar as instituições que dele fazem parte serão sempre impulsionadas por nós”, garantem os responsáveis do festival.
Fundada em 1975 por um grupo de pais e técnicos de reabilitação insatisfeitos com o atendimento prestado pelos organismos convencionais aos seus filhos, deficientes intelectuais, a CerciOeiras assume-se como uma cooperativa de educação e reabilitação dos cidadãos com incapacidade.
A associação “tem procurado, sobretudo, humanizar esse atendimento através da inserção de métodos e técnicas científicas aplicadas por colaboradores especializados nas áreas da psicologia, do serviço social, das terapias (ocupacional, fala e fisioterapia), da educação física e da psicomotricidade”.