por Lillian Barros, nutricionista clínica
As sementes de cânhamo têm uma proporção muito interessante de ácidos gordos essências como ómega 3 e 6 e são igualmente ricas em minerais, vitaminas e fibras. As suas proteínas contêm todos os aminoácidos essenciais e é considerada uma fonte completa de proteínas de fácil digestão quando comparada com a carne, soja ou os laticínios. A sua presença regular de na nossa alimentação aumenta a qualidade cabelo, pele e unhas.
As sementes de Cânhamo cruas e a sua proteína de Cânhamo têm muitos benefícios para a saúde. Além de serem de fácil digestão, aumentam a energia, dão suporte ao sistema imunitário, ajudam no processo de perda de peso/emagrecimento, auxiliam a recuperação de doenças e de lesões, baixam o “mau” colesterol (LDL-Colesterol) e tensão arterial, reduzem as inflamações, melhoram a circulação e auxiliam na regulação dos níveis de açúcar no sangue.
Modo de Utilização – Existem sementes de Cânhamo inteiras, com e sem casca, e proteína de Cânhamo em pó extraída das sementes. Ambas podem usar-se em receitas doces e salgadas, batidos, sumos e sobremesas ou snacks.
Tradicionalmente, o Camu Camu tem sido utilizado para fortalecer o sistema imunitário, melhorar a visão e a pele, prevenir infeções virais, melhorar a saúde respiratória, ajudar a manter a clareza de espírito em momentos de tensão e ansiedade, entre muitas outras circunstâncias. A sua riqueza em antioxidantes ajuda no combate aos radicais livres que causam danos às células, retardando o processo de envelhecimento celular e doenças degenerativas. Este poder de proteção que vem do elevado teor de compostos fenólicos e pigmentos, tais como a antocianina, flavenóides, também abundante em uvas vermelhas e acima de tudo no Açaí.
Modo de Utilização – Pode adicionar o seu estrato em pó diariamente nas saladas, batidos, sumos naturais, iogurte ou cereais. Pode ainda optar por misturar simplesmente num copo de água e consumir pela manhã.
Dosagem diária recomendada – 3g (1 colher de chá)
A Spirulina é uma alga microscópica azul-verde de água doce, com forma de uma espiral, constituindo um alimento bastante nutritivo, com cerca de 60%-70% de proteína de fácil absorção (quando comparada com a carne vermelha ou a soja), que contém todos os 8 aminoácidos essenciais existentes, sendo que, na globalidade apresenta 18 aminoácidos no total. É ainda rica em vitaminas A, B1, B2, B6, E e K e, também, uma fonte abundante de clorofila, minerais, fitonutrientes e enzimas. É anti-inflamatório, anti-alérgico e ajuda a melhorar a performance física e desportiva. Tem um forte poder desintoxicante, graças à clorofila, o pigmento responsável pela sua cor, que tem uma forte ação antibacteriana e que auxilia o organismo a eliminar toxinas. Tem também todos os aminoácidos essenciais e muitas vitaminas (A, B1, B2, B6, E e K). É ainda de destacar o seu papel a nível cerebral e mental, assim como no fortalecimento do sistema imunitário. É rica em ferro e, adjuvada com ficocianina (pigmento azul), aumenta a biodisponibilidade deste mineral. Assim, a spirulina é uma excelente fonte vegetariana de ferro não hémico. Outros importantes minerais encontrados na spirulina incluem cálcio, cromo, zinco e iodo. Spirulina também é rica em ácidos gordos essenciais, como GLA, EPA e DHA e um vasto espectro de vitaminas do complexo B que ajudam o organismo a utilizar estes óleos essenciais.
Modo de Utilização – Pode adicionar em pó a batidos, sumos, saladas ou sopas. Dose diária recomendada – 1 colher de chá 1 a 2 vezes por semana.
A Clorela é uma alga microscópica, unicelular e autossuficiente que cresce em águas puras e que constitui a maior fonte de clorofila. Existe no planeta Terra há biliões de anos e contem um enorme leque de nutrientes requeridos pelo corpo humano, incluindo macro e micro-nutrientes, como vitaminas (vitaminas do complexo B, incluindo B12, C e K), minerais, ácidos gordos essenciais (superior à spirulina), RNA e DNA e um vasto espectro de fitoquímicos. A Clorela é utilizada para auxiliar e facilitar o funcionamento cerebral e hepático, melhorando a digestão e a eliminação, desintoxica e ajuda a regenerar o corpo, alivia inflamações, apoia a perda de peso saudável e fortifica o sistema imunitário.
Modo de Utilização – Adicionar aos batidos, sumos, sopas, saladas ou receitas cruas. Pode fazer a sua mistura em água e bebê-la como shot matinal.
A Clorela é particularmente eficaz quando tomada em conjunto com a Spirulina
Dosagem diária máxima recomendada – 7g (1 colher de sobremesa)
____________________________________________________