Fitness & Bem-estar

Guia da Nutrição: Detox antes e depois das festas

O Natal está à porta e não é por isso que temos de renunciar à tradição e aos pratos típicos que, nesta época, fazem as delícias dos mais gulosos! A verdade é que "estar de dieta não é sinónimo de estar de castigo" e por isso não temos de dizer que n
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O Natal está à porta e não é por isso que temos de renunciar à tradição e aos pratos típicos e aos doces que, nesta época, fazem as delícias dos mais gulosos! A verdade é que “estar de dieta não é sinónimo de estar de castigo” e por isso não temos de dizer que não às iguarias natalícias!

por Lillian Barros, nutricionista clínica

 

Apenas temos de saber compensar e mantermos uma margem de manobra para que a tentação não seja maior que a motivação, deixando-nos com aqueles quilos que não queríamos reencontrar!
 
Contudo… e como os estudos apontam, esta altura do ano deixa muitas vezes uma factura “pesada” de se pagar aquando do tête-à-tête com a balança. 

Em média e segundo a British Dietetic Association só no dia 25 de Dezembro o consumo calórico ronda as 6.000kcal (mais que o triplo do que é o suposto) correspondendo a um aumento de cerca de 2 a 3kg só nesta quadra que vai da noite da consoada à passagem de ano. Quilos estes que se arrastam e desmotivam a entrada em 2015!
 
Para evitar entrar em 2015 com o pé esquerdo proponho este ano tentarmos passar entre os pingos da chuva, permitindo-nos uma facadinha na dieta (“controlada”) sem estragos de maior que nos façam perder as forças ou o ritmo saudável no ano que se avizinha!

E nada melhor uma semana de Detox Pré-Festas: uma dieta mais rigorosa, mas equilibrada, que nos permite manter a energia do dia-a-dia e mesmo assim perder algum peso. Esta perda vai permitir-nos aliviar o peso na consciência na hora de degustar e partilhar os doces, o cabrito ou o peru recheado. 

Nestes dias deverá ter a certeza que:
 
1. Começa o dia com um copo de água morna com gotas de limão 
2. Aposta em refeições ligeiras, baixas em calorias várias vezes ao dia (não passe mais de 3 horas sem comer)
3. Reduz o consumo de hidratos de carbono nas refeições principais, nomeadamente as batatas, o arroz ou as massas
4. Investe em sopas de legumes sem batata ou sopas detox na refeição do jantar, ricas em fibra e água, vitaminas e minerais. Para além de super saciantes são óptimo alimento para os dias frios.
5. Aposta no consumo de proteínas magras como clara de ovo, peito de peru ou frango, atum em conserva de água (ao natural), bacalhau desfiado (bem demolhado) ou queijo fresco 0% 
6. Não ignorar os lanches intercalares que podem ser fruta aquecida, frutos secos (não mais do que 10 unidades) ou gelatinas sem açúcar com iogurte 0%
7. Se hidrata com líquidos quentes com chás, infusões ou tisanas (experimente a receita drenante abaixo)
8. Utiliza alimentos saciantes como a canela ou alimentos ricos em fibra
9. Utiliza alimentos termogenicos como as malaguetas, o gengibre ou a pimenta cayene que ajudam a queimar algumas calorias extra
10. Se não tiver medo do frio, pode substituir 1 a 3 refeições do seu dia por sumos ou batidos detox (como por exemplo o pequeno-almoço)
 

Quando o excesso é grande não há Detox que nos salve
 

Atenção que o facto de fazermos uma dieta preparatória ou o Detox Pré-Festas não nos dá a liberdade de abusar sem limite na hora da refeição, das sobremesas, das entradas e dos aperitivos!! Atenção que quando o excesso é grande não há Detox nem milagre natalício que nos salve!
 
Assim, proteja-se, prepare-se, compense, mas não perca o controlo! O segredo está em provar sem exageros e manter-se alimentado durante o dia para não chegar à hora de se sentar à mesa com um apetite voraz: aí junta-se a fome com a vontade de comer e a falta de opções ou com o excesso de tentações que nos “obrigam” a perder o controlo. Tome rédeas do seu apetite e desfrute dos prazeres do convívio com quem mais gosta sem ter de pagar por isso durante todo o mês de Janeiro.

NOTA: Esta dieta por ser mais restritiva deverá ser reservada a um período limitado de tempo e não seguida a longo termo. Proponho 5-7 dias de maior rigor acompanhado de alimentos saudáveis naturais e baixos em calorias!
 
Infusão Funcional para acompanhar o seu Detox Pré-Festas

De inverno o consumo de água é negligenciado pois as temperaturas frias normalmente não combinam com bebidas frescas ou as nossas típicas Águas Detox. E muitas têm sido as pessoas que me têm detoxes mais quentinhos para os dias mais rigorosos!
 
Por este motivo e para acompanhar o seu primeiro dia de Detox Pré-Festas sugiro uma infusão quente funcional, que nos permita eliminar os líquidos acumulados, saciar e ainda a queimar algumas gordurinhas extra.
Para além de hidratar esta infusão pode ser uma óptima forma de se manter quente, saciada e ao mesmo tempo ter efeitos no nosso objectivo pré-natalicio: preparar o organismo para as tentações que aí vêm!
 
Ingredientes:
1,5L de água
Cavalinha (cerca de 2 saquetas ou 4 colheres de sopa)
1 pau de canela
2 rodelas finas de gengibre fresco

Modo de preparação:
Depois de fervida a água juntar todos o ingredientes e reserve. Se preparar de véspera (para não ter de perder tempo pela manhã) pode deixar a infusão a repousar durante a noite e levar consigo ao longo do dia num recipiente bem fechado (costumo optar por um termo se quiser manter a temperatura).
 
Caso tenha absolutamente de adoçar as suas infusões opte por Stevia. Na minha opinião a canela dá-lhe um falso sabor doce muito agradável fazendo com que os adoçantes ou a adição de açúcar seja necessária.
 
Despeço-me de 2014 com os votos de boas festas e de boas dietas. Até para o ano!

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