Esta iniciativa, que tem a Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus e o grupo GCI como parceiros, distribui prémios por sete categorias, quatro das quais criadas unicamente para esta edição.
As categorias dividem-se em agricultura, mar e turismo; campanha de mobilização Sic Notícias; área da investigação e desenvolvimento; área da tecnologia de informação; área da eficiência e recurso/produto ou serviço; categoria Rock in Rio atitude sustentável e, por fim, o prémio especial Sociedade Ponto Verde (SPV)
Na categoria de agricultura, mar e turismo, o prémio foi atribuído ao Areias do Seixo Empreendimentos Hoteleiros por ter sido desenvolvido com consciência ambiental.
A categoria Campanha de Mobilização Sic Notícias distinguiu a Sociedade Ponto Verde (SPV) pela campanha Reciclar é Dar e Receber. No ramo da Investigação e Desenvolvimento, o centro de investigação de materiais CENIMAT, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa recebeu o prémio pelo projeto “Tecnologia verde de baixo custo para testes de diagnóstico: Lab-on-Paper”.
5ª edição recebeu 200 candidaturas
Nas restantes categorias a Compta Emerging Business foi escolhida na área da Tecnologia da Informação pelo projecto EZWaste , de gestão da recolha de lixo; na área Produto e Serviço, o júri elegeu dois projetos, a ISA – Intelligent Sensing Anywhere, pelo Cloogy, que possibilita ao utilizador, através de interfaces, regular os consumos em casa racionalizando os gastos de energia e a Spheraa Produção de Energia que produziu uma Turbina de Energia Renovável em Sistema de Abastecimento (TERESA).
Pela primeira vez foi entregue o “Prémio Especial SPV-Melhor obra original na área do ambiente” que destacou o trabalho de investigação “Bem Público – Valor Público. A Educação para os valores ambientais no Museu da Água da EPAL”, de Margarida Ramos.
Foram ainda distinguidos com menções honrosas sete projetos que promovem práticas sustentáveis sendo esses a Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, Câmara Municipal de Lisboa, Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, Modelo Continente Hipermercados, Rodoviária de Lisboa, Simtejo e Universidade Fernando Pessoa da Universidade do Minho.
Esta edição recebeu 200 candidaturas, dos quais trinta chegaram à fase final. Na edição do próximo ano, a atribuição de prémios será estendida a Cabo Verde, tal como aconteceu este ano no Brasil.