O abandono de idosos nos hospitais, lares ou mesmo na própria casa tem sido um problema social cada vez mais frequente em Portugal. Para esse efeito, o Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Mota Soares, anunciou que vão ser tomadas medidas que responsabilizem as famílias.
Perante os deputados das Comissões de Orçamento, Finanças e Administração Pública e da Segurança Social, o ministro Pedro Mota Soares apontou que o país tem um problema social que não tem conseguido resolver, que sendo um problema “recente” não resulta apenas “do difícil período financeiro” que o país atravessa.
O problema em causa, segundo o ministro, é o abandono de idosos nos hospitais, lares ou até na própria casa, e para o qual Mota Soares quer não só conhecer as causas, mas também encontrar soluções.
Para estudar esta questão, o ministro avança que irão contar com a ajuda de profissionais especializados como sociólogos, a classe médica, funcionários de instituições de solidariedade e ainda políticos e grupos parlamentares.
A medida está incluída no protocolo que foi assinado na semana passada entre o Ministério da Solidariedade e Segurança Social e o setor social.
“Queremos discutir medidas até de incidência legislativa que possam responsabilizar as famílias e nesse sentido vamos contar com contributos da CNIS [Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade], Misericórdias e Mutualidades”, salienta Mota Soares.
De recordar que este ano, é dedicado especialmente a esta temática tendo 2012 sido dedretado o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações.
[Notícia sugerida por Diana Rodriguez]