por redação
Alguns cientistas da Bond University, na Austrália, provaram que o Tapping, uma terapia de aprofundamento emocional, utilizado em Portugal, tem contacto com ligações neurológicas do sistema nervoso central que transmite mensagens ao cérebro que fazem reduzir o desejo e vício de comida.
A terapia, emotional freedom techniques (EFT), é várias vezes usada para tratar problemas de saúde mental e emocional. No entanto, esta foi a primeira vez que os investigadores monitorizaram o cérebro de um grupo de voluntários usando técnicas de obtenção de imagens por ressonância magnética funcional.
Durante quatro semanas, 15 obesos adultos sujeitaram-se a técnicas de autoterapia e Tapping. Alex Kent, diretor do The Guild of Energists, disse publicamente que “são notícias fabulosas vindas da Austrália”.
Em Portugal, a psicoterapeuta portuguesa de origem britânica, Louise Fannon, lançou em 2010 um livro de autoajuda cujo nome é: “Curar em mimos-Alcançar com saúde, a tranquilidade e os seus sonhos através da autoterapia”. Garante que a técnica, “inspirada na medicina tradicional chinesa (a acupressão) e na psicologia moderna, atua sobre o sistema energético do nosso corpo” fazendo com que o desejo pela comida ou algum vício reduza.