Se tem entre 18 e 40 anos e gostaria de se dedicar à fruticultura, esta é a oportunidade ideal. A Compal está a promover uma iniciativa de apoio nesta área destinada a jovens empreendedores para ajudá-los a instalar a sua própria exploração agrícola.
Se tem entre 18 e 40 anos e gostaria de se dedicar à fruticultura, esta é a oportunidade ideal. A Compal está a promover uma iniciativa de apoio nesta área destinada a jovens empreendedores para ajudá-los a instalar a sua própria exploração agrícola ou, caso esta já exista, a aumentá-la ou reconvertê-la. Os três projetos vencedores desenvolvidos pelos formandos da Academia do Centro de Frutologia da marca ganharão 20 mil euros para serem postos em prática.
De acordo com a Compal, esta academia “pretende produzir e disseminar conhecimento sobre a fruta e os seus produtos derivados, através da formação de produtores, transformadores, empreendedores e investigadores do setor frutícola, de modo a fomentar a inovação”. As candidaturas estão abertas até 14 de Dezembro e, de entre os candidatos, serão admitidos 12 participantes.
Segundo informações avançadas pela empresa, a formação “é composta por módulos práticos e teóricos, contempla visitas a explorações agrícolas modelo e centros de experimentação e totaliza 46 horas”.
No final, espera-se que os formandos tenham adquirido “conhecimentos que suportam a prática sustentável da fruticultura ao longo da cadeia de produção, desde a preparação do projeto e instalação do pomar até à comercialização, considerando sempre as diferentes exigências das espécies”.
Até terminar o período de formação, os participantes da Academia 2012/2013 terão de submeter um projeto de instação detalhado e os três melhores serão premiados pela Compal com uma bolsa de 20 mil euros cada, montante para ser aplicado na sua implementação.
Além disso, a empresa compromete-se a adquirir “preferencialmente o excedente da fruta produzida por estes três produtores, dentro das suas necessidades de matéria-prima” e ainda a “apoiá-los na identificação de outros canais de escoamento de produção”.
As candidaturas podem ser feitas através DESTE link, onde está também disponível o regulamento. Para saber mais sobre este projeto clique AQUI.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes e Vítor Fernandes]