por Patrícia Maia
É verdade que “a Indústria dos sumos e compotas compra alguma fruta feia mas a um preço que torna este negócio economicamente inviável para os agricultores, já que o preço pago pelo quilo não cobre o custo de produção”, acrescenta.
Na Europa, o desperdício de produtos hortofrutícolas próprios para consumo ronda os 30 por cento. Em Portugal, um milhão de toneladas de alimentos por ano, ou seja, 17% do que é produzido, vai para o lixo (segundo o relatório do PERDA apresentado em Dezembro de 2012). Além da questão alimentar, este é também um problema ambiental e económico uma vez que a produção destes alimentos envolve gastos em terrenos, energia e água.
Este desperdício tem os dias contados em Portugal, graças ao projeto Fruta Feia. E é já em Setembro que a futura Cooperativa dos Anjos pretende por à venda, uma vez por semana, os primeiros cabazes de fruta feia, num espaço cedido pela Casa Independente, no largo do Intendente, em Lisboa.
Quanto ao preço, a Fruta Feia ainda não definiu o valor dos cabazes “para não correr o risco de não cumprir posteriormente as expectativas” mas Isabel adianta que será um preço fixo por quilo que será multiplicado pelos vários tamanhos disponíveis das cestas: pequena (3Kg), média (5Kg) ou grande (7,5Kg).
O projeto-piloto Fruta Feia arranca em Lisboa, contudo o objetivo é estender a iniciativa ao resto do país, através de dinamizadores locais que assegurem a recolha e o transporte dos produtos. Uma plataforma online vai permitir que esta rede cresça, facilitando a inscrição de agricultores e consumidores no projeto.
Para ser sócio, bastará fazer a inscrição na cooperativa pagando uma quota anual de cinco euros, e assumindo um consumo mínimo (que ainda vai ser definido) de cabazes por mês. Enquanto a cooperativa não está formalizada, é possível fazer uma pré-inscrição no projeto através do email frutafeia@gmail.com.
Numa altura em que o Parlamento Europeu pretende declarar 2014 o Ano Contra o Desperdício Alimentar, a Fruta Feia oferece uma forma pioneira de combater um problema global. Em todo o mundo, de acordo com a Food and Agriculture Organization (FAO), são desperdiçados, anualmente, 1,3 mil milhões de toneladas, um valor que seria suficiente para alimentar os 925 milhões de pessoas que todos os dias passam fome.
Clique AQUI para visitar o Facebook oficial da Fruta Feia.