Reconhecido como um maior evento gastronómico dedicado ao caracol, o Festival conta com a participação de várias tasquinhas que durante dez dias vão servir a já habitual variedade de pratos cozinhados exclusivamente com caracóis e caracoletas.
Além dos tradicionais caracóis cozidos e caracoletas assadas, os visitantes vão poder experimentar pratos originais como Feijoada de Caracoleta, Dobradinha de Caracoleta, Pataniscas de Caracol, Pimentos Assados c/ Caracoleta, Espetada de Caracoleta, Cogumelos Salteados c/ Caracoleta, Massada do Caracol, Quiche de Caracoleta, Caracoleta à Lagareiro, Chili de Caracoleta, Caracóis à Coentrada, Caracoleta à Bulhão Pato, Caracóis à Rossini, Caracoleta à Parisiene ou Fusili de Caracoleta.
O festival, organizado pela Câmara Municipal de Loures, vai decorrer entre as 17h00 e as 24h00, nos dias úteis, e entre as 16 e as 24h aos fins-de-semana.
Com um total de 1000 lugares sentados, o Festival do Caracol Saloio fará ligação a um espaço relvado para animação infantil, com cerca de 1000 m²..
Em 2010 passaram pelo recinto cerca de 60 mil visitantes, tendo sido consumidos 12 toneladas de caracóis e 22 mil litros de bebidas.