Negócios e Empreendorismo

Fast-food: Marca americana elege ketchup português

Os hambúrgueres dos restaurantes McDonald's em Portugal começaram, em Março, a ser servidos com ketchup português. O molho é fornecido pela empresa Italagro que, só este ano, vai vender à multinacional 1.000 toneladas de ketchup.
Versão para impressão
Os hambúrgueres dos restaurantes McDonald's em Portugal começaram, em Março, a ser servidos com ketchup português. O molho é fornecido pela empresa Italagro, do Grupo HIT (Holding da Indústria Transformadora do Tomate) que, só este ano, vai vender à multinacional de fast-food 1.000 toneladas de ketchup, um negócio avaliado em cerca de um milhão de euros.
 
Embora tenha arrancado há mais de um mês, a nova parceria entre as duas empresas só foi apresentada esta quarta-feira durante um evento que contou com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas. Em declarações à Lusa, a governante afirmou que este compromisso é “um sinal muito positivo”.
 
“Temos um sector [agrícola] vivo, dinâmico, e a procurar novas formas de se mostrar e de se afirmar”, congratulou-se a ministra. “Aqui, o que vemos é uma boa relação entre a produção, no caso de tomate, com a restauração, com a McDonald's, onde todos os pacotinhos de ketchup serão portugueses, com tomate das nossas terras e dos nossos agricultores”, salientou. 
 
Assunção Cristas sublinhou, ainda, o facto de este negócio abrir as portas à exportação do ketchup português. “Neste momento, o ketchup será para todos os restaurantes portugueses, mas, a prazo, até pode ser para todos os restaurantes europeus ou, quem sabe, do mundo, porque é possível depois encetarmos essa exportação”, notou. 
 
Para tornar possível a celebração deste acordo, a Italagro, com sede em Castanheira do Ribatejo e cujo tomate fresco provém de 240 produtores nacionais, desenvolveu exclusivamente para a McDonald's uma nova linha de produção de ketchup, que permitiu a criação de 24 novos postos de trabalho. 
 
Além do encaixe financeiro e da promoção do emprego, a parceria com a McDonald's Portugal significa para a HIT uma oportunidade de expansão da Italagro. “Isto abre-nos a porta para começarmos a expandir a empresa e a fornecer a outros países a partir de Portugal. Portanto, é um potencial grande”, considerou Martin Stilwell, presidente da HIT.
 
Atualmente, o Grupo HIT tem duas fábricas de transformação de tomate em Portugal e processa mais de 300 mil toneladas de tomate por ano, exportando quase toda a sua produção para outros países da Europa, assim como para o Médio e o Extremo Oriente. 

Ketchup português poderá chegar a outros mercados
 

A McDonald's, que tem 139 restaurantes em Portugal, assume como um dos seus principais compromissos o apoio aos produtores portugueses para o desenvolvimento da economia e da agricultura do país, trabalhando já com 30 fornecedores nacionais, que representam mais de um terço das compras realizadas pela multinacional em território português.
 
Segundo Mário Barbosa, diretor-geral da McDonald's Portugal, o contrato com a Italagro é uma janela aberta para outros negócios, já que, quando é certificado pela multinacional, um fornecedor fica imediatamente qualificado para poder trabalhar noutros mercados.
 
“Existe aqui a possibilidade, e nós vamos trabalhar para que isso aconteça, de esta empresa nacional, que nos vai fornecer o ketchup, a Italagro, poder fornecê-lo a outros mercados num futuro próximo”, admitiu o responsável. 

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close