Portugal está a "agitar o mundo dos vinhos". A opinião é do Global Post, portal noticioso norte-americano que dedicou um artigo à produção vínica do Douro e que sugere mesmo que a região portuguesa é, neste momento, a melhor do mundo neste setor.
Portugal está a “agitar o mundo dos vinhos”. A opinião é do Global Post, portal noticioso norte-americano que dedicou um artigo à produção vínica do Douro e que sugere mesmo que a região portuguesa é, neste momento, a melhor do mundo neste setor.
A peça foi publicada a propósito do “brilharete” dos vinhos portugueses na lista dos 100 melhores vinhos do ano compilada, o mês passado, pela revista especializada Wine Spectator, que,
como o Boas Notícias avançou à data, colocou três produções do Douro nos lugares cimeiros.
“Embora o Douro seja mais famoso pelos seus vinhos do Porto – fortificados com 'brandy' e, tradicionalmente, servidos antes ou depois da refeição – os vinhos de mesa da região também estão a desencadear entusiasmo no universo vínico”, escreve o Global Post, que entrevistou vários nomes incontornáveis da produção do Vale do Douro.
Um deles foi, precisamente, Paul Symington, responsável pelo grupo Symington, que produziu o Porto Vintage Dow's 2011, considerado o melhor vinho do ano. “[O Douro] é famoso por produzir 'portos' extraordinários há mais de 300 anos e tem uma beleza única”, disse o produtor ao portal norte-americano.
Segundo Symington, “há muitos superlativos que podem ser aplicados ao Douro e muitos acreditam que é mesmo a região vinícola mais bonita do mundo”, uma opinião partilhada pelo Global Post, que a descreve como “unicamente bela”, em especial graças ao rio Douro.
O site destaca que o sucesso mais recente da região na produção de vinhos de mesa está associado ao aparecimento de uma nova geração de enólogos – especialistas vínicos – oriundos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na cidade de Vila Real.
“[Esses enólogos] começaram a introduzir novas técnicas e novas ideias e todos começámos a aperceber-nos de que podíamos utilizar as mesmas variedades de uva para fazer vinhos do Porto históricos e, ao mesmo tempo, vinhos tintos interessantes”, explicou Symington ao Global Post.
O Global Post realça ainda que, desde que 'saltou' para a primeira posição da lista da Wine Spectator, o preço do Porto Dow's Vintage 2011 duplicou nas lojas portuguesas e já ultrapassou os 200 euros por garrafa.
De acordo com o portal, “o turismo vínico está também a crescer [no Douro], com a abertura de hotéis como o The Yeatman e a Quinta do Vallado”, colocados junto às caves onde o vinho do Porto tem sido armazenado “durante séculos” a curta distância do centro histórico do Porto, “cidade que é património mundial da Humanidade”.
Clique AQUI para aceder ao artigo completo (em inglês).
Notícia sugerida por Maria da Luz
Comentários
comentários