Uma noite fria de Novembro em Times Square, na cidade norte-americana de Nova Iorque, tornou-se o palco de um ato de generosidade que está a comover o mundo.
Uma noite fria de Novembro em Times Square, na cidade norte-americana de Nova Iorque, tornou-se o palco de um ato de generosidade que está a comover o mundo. Uma turista captou o momento em que um agente da polícia se aproximou de um sem-abrigo descalço tendo, depois de uma breve conversa, decidido oferecer-lhe umas botas.
A fotografia, tirada com o telemóvel por Jennifer Foster, que naquele momento passava pelo local, foi publicada na página oficial do Departamento de Polícia de Nova Iorque no Facebook e transformou o agente Larry DePrimo, de 25 anos, num herói para os utilizadores da rede social.
Em declarações ao New York Times, DePrimo confessou ter ficado surpreendido com a repercussão da imagem, que já tem cerca de 500.000 “gostos” e que foi vista quase dois milhões de vezes.
“As ruas estavam geladas e era possível ver as bolhas nos pés do homem. Eu tinha dois pares de meias e sentia frio”, contou o agente, que revelou que ambos começaram a conversar e depois de alguns minutos conseguiu descobrir que número calçava o idoso. Convenceu-o, então, a ir até uma loja de calçado ali perto e comprou-lhe umas botas.
A intenção deixou impressionado um dos trabalhadores do estabelecimento, Jose Cano, que admitiu que a equipa ficou “chocada” com o que estava a ver. “Somos nova-iorquinos, portanto estamos habituados [à miséria]. Limitamo-nos a passar ao lado, especialmente nesta zona”, confessou.
Porém, emocionado com a generosidade do polícia, Cano decidiu oferecer o seu desconto de funcionário, o que permitiu baixar o preço final das botas em cerca de 15 dólares (perto de 11,50 euros). Quanto a DePrimo, diz que guardou o recibo da compra e que o traz sempre no uniforme “para lembrar que há sempre alguém numa situação pior”.
O agente, que trabalha no departamento anti-terrorismo da cidade e que nunca chegou a saber o nome do homem que ajudou, afirmou que este era, no entanto, “o cavalheiro mais educado” que alguma vez conheceu e que o seu rosto se iluminou quando viu o novo par de botas. DePrimo ainda lhe ofereceu um café, mas sem sucesso. “Assim que calçou as botas voltou ao seu caminho e eu regressei ao trabalho”, concluiu.
Jennifer Foster, a fotógrafa amadora que registou a cena para a posteridade, revelou que o fez porque o momento a fez recordar um outro episódio de quando era ainda criança e em que o pai, um veterano da polícia de Phoenix, se voluntariou para comprar comida para um sem-abrigo, algo que nunca esqueceu.
[Notícia sugerida por Carla Neves e Alexandra Maciel]